Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

Aumento da produção de soja passa por desafios tecnológicos, diz Embrapa

Produto representa 36% do valor bruto de produção e 33% das exportações do agronegócio do país

Colheita de soja em fazenda de Guaíra, interior de São Paulo
Colheita de soja em fazenda de Guaíra, interior de São Paulo - Ricardo Benichio - 26.fev.18/Folhapress

A demanda mundial por soja deverá atingir 700 milhões de toneladas em 2050, o dobro da atual. Assim como já ocorre atualmente, o Brasil será um dos principias fornecedores da oleaginosa no mundo.

A soja já é, de longe, o principal produto agrícola do país. Ela representa 36% do valor bruto de produção e 33% das exportações do agronegócio.

O aumento da produção não depende só de uma demanda externa maior, mas passa também por alguns desafios internos e avanços tecnológicos.

Entre os desafios internos estão transporte, armazenagem, política agrícola, estrutura tributária e incentivo à agregação de valor.

Um item importante nesse rol de desafios, contudo, é o da geração de tecnologia e apoio à sua transferência ao campo. Essas ponderações são de pesquisadores da Embrapa que estão lançando uma série de estudos de avaliação do agronegócio brasileiro.

Os desafios tecnológicos a serem vencidos na soja estão nas áreas fitossanitária, de manejo de solo e a obtenção de variedades de alta produtividade.

Rendimento estagnado próximo de 3,3 toneladas por hectare e custos em ascensão são os grandes gargalos do setor. Na área fitossanitária, o principal desafio vem da ferrugem asiática, doença que consome US$ 2,8 bilhões por ano dos produtores.

A perda da eficiência dos fungicidas no combate à doença reforça a necessidade das medidas legislativas --impondo o vazio sanitário no setor-- e a dependência da resistência genética da soja.

Outro grande fator de perda da produtividade nas lavouras são os percevejos. O desenvolvimento de cultivares tolerantes ao ataque deles é importante para o manejo dessa praga, segundo os pesquisadores da Embrapa.

Os nematoides, que causam atrofiamento da planta e inibem a produtividade da soja, também estão na lista das grandes preocupações.

Rotação de culturas, modificações do ambiente e da nutrição e utilização de cultivares resistentes podem reduzir a ação da praga.

Outro gargalo no setor são as plantas resistentes a herbicidas, que começam a elevar gastos e reduzir a produtividade. Para os pesquisadores, é necessário um desenvolvimento tecnológico de um sistema de controle dessas plantas daninhas.

A produtividade depende, ainda, do manejo do solo. As características físicas, mecânicas, químicas e biológicas do solo devem estar dentro de um equilíbrio ideal. O imediatismo da produção poderá trazer sérias consequências para a sustentabilidade do agronegócio, segundo os pesquisadores.

Outro desafio para a produtividade brasileira passa a ser as condições climáticas. De 2004 a 2014, apenas na região Sul, o país perdeu US$ 27 bilhões com efeitos climáticos. No futuro, será vital a disponibilidade de cultivares comerciais de soja tolerantes à seca.

O aumento da produção no Brasil terá de vir da elevação da produtividade, segundo a Embrapa. É preciso um esforço de transferência de tecnologia em grande escala e de forma permanente.

Para os pesquisadores, países que optarem por obter maior produtividade vão melhorar sensivelmente a posição no mercado internacional.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.