Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

Desafios de produtividade na soja ajudam a elevar média nacional

Comitê composto por técnicos, produtores, indústria e assessorias incentiva a produção, que atingiu 124 sacas por hectare neste ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Há 11 anos produtores de soja de todo o país se lançam em um desafio para ver quem produz mais por hectare. Não é um concurso que gera prêmios, mas a colocação à prova da capacidade do próprio produtor para saber o quão longe ele pode chegar na sua propriedade, em termos de produção.

Esse desafio é feito sempre em pequenas áreas da propriedade, mas ele tem a adesão sempre crescente de produtores.

Nessas pequenas áreas onde o produtor faz o básico, mas o faz bem feito, nas palavras de Leonardo Sologuren, presidente do Cesb (Comitê Estratégico Soja Brasil), a produtividade se mostra bem distante da obtida pela média dos produtores nacionais.
 

Colheita de soja em Canarana (MT) - Mauro Zafalon - 4.abr.17/Folhapress

Os números do Cesb indicam que, em alguns anos, os campeões de produção já beiram as 150 sacas por hectare. Neste ano, foram 124. A  média nacional é de 53.

Os produtores participantes desse desafio não têm, ainda, condições de repetir esse processo de cultivo das pequenas áreas em toda a sua plantação de soja.

O domínio de produção que eles vão adquirindo, no entanto, acaba sendo repassado para as demais áreas cultivadas.

O resultado, segundo Sologuren, é que a média de muitos desses produtores nas grandes áreas vêm evoluindo e já está próxima de 85 sacas por hectare.

Esse bom desempenho vai elevar a média nacional, uma vez que a soma de área dos produtores participantes do desafio do Cesb já atinge 11% do espaço nacional dedicado à soja.

Superada a primeira década desses desafios, Sologuren diz que o momento agora é o de entender essa evolução nas diversas regiões do país.

A produtividade depende de vários fatores, e alguns, como o clima, são fundamentais. Solguren destaca, no entanto, que solo, semente de qualidade, rotação de culturas e aplicação adequada de manejo são importantes em todas as regiões.

Entender as especificidades da própria propriedade e ter um conhecimento tecnológico agronômico, porém, são indispensáveis para todos os produtores.

Ele acredita que a evolução da produtividade será mais rápida nos próximos anos. O processo de sucessão avança e entra em campo a segunda geração de agricultores, mais conectada e com maior domínio das tecnologias que estarão disponíveis para a produção.

Compreender as necessidades específicas de cada região e as de dentro da porteira vai abrir o caminho da nova geração, segundo o presidente do Cesb.

Citricultura  Produtores de laranja se reúnem hoje (28), em Bebedouro (SP), para avaliar uma ação judicial proposta pela Associtrus (Associação Brasileira dos Citricultores) contra indústrias e dirigentes ligados ao setor nos últimos anos.

Cartel  A medida judicial visa as indústrias e integrantes do setor que confessaram a prática ilegal de cartel perante o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), afirma a Associtrus.

Custos A ação judicial não terá custos e riscos para os produtores porque estes serão assumidos por um fundo de investimento especializado em financiamento de litígios, segundo a associação.

Devagar  O PIB (Produto Interno Bruto) do Agronegócio subiu 0,10% em março, mas ainda mantém queda de 0,11%  no primeiro trimestre, segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) e da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).

Mão inversa. Os números indicaram uma evolução da atividade pecuária, mas uma redução da agricultura, segundo as entidades.

Inflação. Os produtos agropecuários voltaram a subiu no atacado. Tiveram elevação de 1,04% neste mês, após recuo de 2,12% em maio. Soja, cana, farelo de soja e milho impulsionaram a taxa deste mês, segundo o IGP-M da FGV.

Leite. Os preços recebidos pelos produtores neste mês tiveram reajuste de 0,68%, em termos reais, em relação a maio, atingindo R$ 1,5278 por litro. Em relação a junho de 2018, houve alta real de 14%, conforme dados do Cepea.
 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.