Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

Levantamentos indicam que geada não comprometeu oferta de produtos

Paraná é o estado que mais sofre os efeitos do clima devido às culturas de inverno, como as de trigo e de milho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma semana após a geada, o acompanhamento em campo mostra que o fenômeno climático, embora tenha provocado estragos em diversas lavouras, não causou sérios prejuízos.

Uma boa notícia para o produtor é que não há perspectiva de novas geadas a curto prazo. Marco Antonio dos Santos, meteorologista da Rural Clima, afirma que a próxima onda de frio ocorrerá em meados de agosto, mas nada indica que esse frio venha a se transformar em geada.

Geada afeta lavoura de milho no norte do Paraná - Mauro Zafalon / Folhapress

O Paraná é o estado que mais sofre os efeitos da geada devido às culturas de inverno, como as de trigo e de milho safrinha. Além disso, o estado é importante produtor de café, uma lavoura também sensível a frio intenso.

O milho tem a maior área de cultivo no inverno no Paraná. As lavouras semeadas tardiamente, e em regiões mais suscetíveis, foram atingidas, segundo Edmar Gervásio, analista de mercado de milho do Deral (Departamento de Economia Rural) da Secretaria de Agricultura do estado.

O efeito sobre o volume de milho a ser produzido, porém, será pequeno. A produtividade do cereal está melhor do que se previa, e a previsão de produção foi elevada em 4% nesta safrinha, para 13,5 milhões de toneladas.

Uma eventual quebra de produção semelhante à do aumento de produtividade deixará a safra paranaense no mesmo patamar previsto inicialmente, em 13 milhões de toneladas, segundo o analista.

A geada também afetou parte das lavouras de trigo no estado, e a quebra de produção será de 10% do previsto.
 

Milho afetado por geada no norte do Paraná Mauro Zafalon / Folhapress - Mauro Zafalon / Folhapress


Carlos Hugo Winckler Godinho, analista de trigo do Deral, estima uma perda de 300 mil toneladas nesta safra, provocada pela geada. A previsão inicial de produção era de 3,2 milhões de toneladas.

No caso do café, Cilésio Abel Demoner, coordenador do Projeto Café da Emater, diz que uma geada como a atual teria afetado boa parte da lavoura algumas décadas atrás. A cultura, porém, abandonou áreas sensíveis e hoje está em locais menos suscetíveis.

Mesmo assim, a produção do próximo ano poderá recuar em até 30% nessas áreas mais sensíveis e que sofreram o impacto do frio intenso.

Demoner afirma que o estado se preparou para a geada. Além da mudança das lavouras para áreas mais seguras há algum tempo, o produtor adota um manejo próprio para diminuir o efeito desse fenômeno climático.

O café recém-plantado é coberto com terra ou folhagens, enquanto nas lavouras mais velhas se cobre o tronco da planta com terra para diminuir o efeito do frio. Esse manejo, segundo ele, é possível porque a Emater atende a pequenos produtores.

Em São Paulo, a Ceagesp, o principal centro de abastecimento de hortifrútis do país, registrou queda no volume de produtos vindos do sul de Minas Gerais e de alguns municípios do sudoeste paulista.

Os preços, porém, voltam ao normal. A alface custava 29% menos na sexta passada (12) em relação à sexta anterior (5). Nesse período, a rúcula caiu 16%, e o tomate, 1%.

Valor bruto

A produção de grãos sobe, e o Valor Bruto de Produção somará R$ 603 bilhões no ano, com alta de 1%. O valor da pecuária cresce 4%, e o da lavoura fica estável, diz o Ministério da Agricultura.

Eleições à vista Mauricio Macri, presidente da Argentina, diz que a tributação sobre exportações de produtos agrícolas é um mau imposto e que ele deveria desaparecer. Em outubro, há eleições para a Presidência do país.

Conseguiu No início de governo, Macri eliminou o imposto sobre milho e trigo. No caso da soja, o governo seguia um programa escalonado de eliminação. Veio a crise, e o programa foi revisto.

Açúcar As exportações médias, por dia útil, somam 96 mil toneladas neste mês, acima das 78 mil de igual período de 2018, segundo dados da Secex.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.