Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

Brasil atinge recordes no milho, mas tem muitas incógnitas neste semestre

Potencial de exportações é grande, mas há muitos concorrentes neste ano, segundo analistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O milho vive tempos de recordes no Brasil. A produção, pela primeira vez, deverá superar os 100 milhões de toneladas. O consumo interno, também recorde, deverá subir para 62 milhões de toneladas, enquanto as exportações podem chegar a um patamar nunca registrado antes: 38 milhões de toneladas.

Os números são de André Pessôa, da Agrocconsult, que destaca ainda a possibilidade de a produtividade média da safrinha superar as cem sacas por hectare.

A safra recorde é um consenso entre os analistas do setor, mas eles divergem muito em relação às exportações. Pessôa diz que, com um dólar em alta no segundo semestre e queda de produção nos Estados Unidos, o volume a ser exportado pelo Brasil deverá realmente ser elevado.

Milho na carroceria de caminhão em lavoura no norte do Paraná.
Milho na carroceria de caminhão em lavoura no Paraná. - Mauro Zafalon/Follhapress

Leonardo Sologuren, da Horizon Company, e Daniele Siqueira, da AgRural, por ora, apostam em volumes menores: de 32 milhões a 34 milhões de toneladas.

Sologuren diz que consumo e exportações de milho vão depender do ritmo da economia interna, ainda incerto. Ele prevê, porém, um período de alta nos preços neste segundo semestre, sustentados pelas exportações.

Para Siqueira, “o cenário é bom para as exportações, mas são muitas as variáveis que vão determinar o volume de vendas externas”.

Um dos principias fatores é o tamanho da safra dos Estados Unidos. Afinal, não se sabe nem a área que foi plantada por lá, diz ela. Outro ponto chave será a resistência do produtor brasileiro às vendas do cereal.

Se ele guardar o produto sempre à espera de preços maiores, o importador vai procurar outros mercados, como os da Argentina e da Ucrânia.

Os argentinos tiveram uma safra histórica, próxima de 50 milhões de toneladas, e a competitividade do produto deles é melhor do que a do brasileiro, afirma Siqueira.

A Ucrânia, que abasteceu boa parte do mercado externo nos meses de novembro do ano passado a abril deste, poderá ter nova safra elevada e voltar ao mercado internacional.

“Um dos exercícios mais difíceis do momento é estimar a exportação do cereal”, diz ela.

Máquinas agrícolas  As vendas somaram 19,8 mil unidades no primeiro semestre deste ano, estáveis em relação às de igual período de 2018, segundo a Anfavea (associação do setor).

Colheitadeiras  Os dados da associação indicam que a comercialização interna de tratores caiu 7,3%, para 15,2 mil unidades. Já a de colheitadeiras subiu 20%, para 2.526 unidades no período.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.