Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities
Descrição de chapéu mercado de trabalho

Após forte queda, emprego começa a melhorar no campo

Recuperação, porém, não devolve patamar da população ocupada de 2019, segundo o Cepea

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O setor de trabalho da agropecuária vinha registrando, como em tantos outros, os efeitos da pandemia, provocada pela Covid-19.

No trimestre terminado em maio, o setor havia registrado os piores números. No trimestre terminado em junho, o mercado de trabalho começou a sinalizar para uma estabilidade, em relação ao imediatamente anterior. Já no período terminado em julho, parou de cair, e teve alta de 1%.

Apesar dessa recuperação no trimestre móvel terminado em julho, a população ocupada no campo ainda é bem menor ao que deveria ser neste período do ano.

É o que aponta o boletim de mercado de trabalho da agropecuária brasileira do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).

Para chegar aos números de ocupação no campo, o Cepea toma como base as informações da Pnad Contínua, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O boletim com média móvel trimestral foi criado pelo Cepea para um acompanhamento melhor da população ocupada no campo durante a pandemia.

No período de maio a julho, a população ocupada voltou a 8 milhões de pessoas na agropecuária, 1% acima da do trimestre imediatamente anterior.

Embora apresente esses sinais de melhora, a população ocupada do setor é 6,9% inferior à de igual período do ano passado. A agropecuária ainda tem 599 mil pessoas a menos do que em igual período de 2019.

Mesmo com a recuperação em relação ao trimestre imediatamente anterior, o período de maio a julho ainda tem 310 mil trabalhadores a menos do que deveria ter neste período do ano, considerando a sazonalidade. Isso significa que os efeitos do choque da Covid-19 ainda persistem no mercado de trabalho da agropecuária.

Os dados do Cepea mostram que os trabalhadores mais afetados nesta pandemia foram os com perfis mais vulneráveis: sem carteira assinada, com menor escolaridade e mulheres.

*

Agrícolas As exportações do mês passado superaram em 3% as de igual período de 2019, um ritmo menor do que os 16% de evolução obtidos quando considerados os primeiros nove meses deste ano, em relação a igual período de 2019.

Milho em queda De janeiro a setembro, o volume de soja colocado no mercado externo subiu 32% neste ano. Já o de milho caiu 28%, segundo a Secex (Secretaria de Comércio Exterior).

Recorde A StoneX, antiga INTL FCStone, prevê plantio de 38 milhões de hectares de soja no Brasil, o que poderá render 132,6 milhões de toneladas da oleaginosa.

Atraso Devido ao clima seco em algumas regiões do país, a semeadura da soja está atrasada. Isso não é problema, uma vez que o produtor ainda poderá recuperar o tempo perdido, quando o tempo melhorar.

Complica o milho O atraso na soja, porém, trará problemas ao milho. O cereal poderá perder a janela ideal de plantio nas regiões onde houver atraso na semeadura do soja, segundo a corretora.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.