Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

Produtora consegue 245,6 sacas de milho por hectare na safrinha

Média nacional prevista para a safra 2021/22 deverá ser de 91 sacas, segundo a Conab

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Alguns produtores de milho são um verdadeiro oásis na agricultura brasileira, registrando um padrão de produtividade bem acima da média do país.

Avanilda Santeiro, da fazenda Flores do Rio Verde, em Mineiros (GO), obteve 245,58 sacas por hectare na safrinha deste ano. A produção foi obtida em lavoura com cultivo sequeiro.

A média nacional prevista para a safra 2021/22 da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), divulgada nesta quinta-feira (11), é de 90,72 sacas.

A produtora participou de um concurso do Getap (Grupo Tático para Aumento de Produtividade), que tem como proposta apontar diferenças de produtividade e difundir conhecimentos, segundo Anderson Galvão, coordenador do grupo e diretor da consultoria Céleres.

Entre as lavouras irrigadas, a maior produtividade ficou com João Cornélio Henrique Michels, da fazenda São Jorge, de Butiris (MG). Ele conseguiu 232,30 sacas por hectare.

Em ambos os casos, os produtores fizeram plantio direto, e o milho de inverno foi semeado após a cultura da soja. O Getap reuniu 52 produtores de várias regiões do país, e a área auditada nas propriedades foi de 2,5 a 4 hectares.

Para Galvão, o conhecimento adquirido nessas áreas restritas de plantio é importante porque, em poucos anos, o país poderá assumir a liderança mundial em exportações do cereal.

Os produtores que participaram do concurso obtiveram uma produtividade média de 10 toneladas de milho por hectare. A produção média nas lavouras irrigadas foi de 10,9 toneladas. Nas de sequeiro, ficou em 9,6.

A maior produtividade ocorreu em Minas Gerais. Na média, os produtores do estado participantes do Getap obtiveram 11,2 toneladas por hectare.

O Paraná, um dos importantes estados na produção do cereal, obteve a menor média do concurso, com apenas 8,5 toneladas por hectare. O estado foi severamente castigado por condições climáticas na última safra de inverno.

De volta A Conab voltou a publicar o quadro de oferta e demanda do complexo soja, após uma interrupção de quase dois anos. O estoque final de soja em grão fica em 7,4 milhões de toneladas em 2021, e sobe para 9,3 milhões em 2022.

Novos dados O órgão do governo elevou a área de plantio de soja para 42,3 milhões de hectares na safra 2021/22. A produção estimada sobe para 142 milhões de toneladas.

Abiove A entidade representante das indústrias prevê uma produção de soja de 138 milhões de toneladas para este ano e de 144 milhões em 2022. As exportações sobem de 86 milhões, neste ano, para 92 milhões no próximo.

Boi gordo A arroba manteve tendência de alta no estado de São Paulo, subindo para R$ 295 nesta quinta-feira (11), conforme cotações do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). A alta foi de 1,2% no dia, acumulando 15% no mês.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.