Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities
Descrição de chapéu Agrofolha Argentina juros

Abates de bovinos começam ano com aceleração

Frigorífico recebe 3,14 milhões de animais em janeiro, 16% a mais do que em 2023

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ano de 2024 começa com uma forte aceleração nos abates de bovinos. No mês passado, foram 3,14 milhões de animais, 16,3% a mais do que no mesmo período do ano passado.

Essa aceleração dá continuidade ao avanço do ritmo registrado no ano passado, quando haviam sido abatidos 34,3 milhões de cabeças, o maior volume desta década e um patamar 8% superior ao de 2022, conforme dados da Safras & Mercado.

Fernando Henrique Iglesias, analista da consultoria, aponta dois fatores básicos para esse aumento.

Gado na Fazenda Maria da Amazônia, em Sorriso (MT) - Paulo Whitaker - 7.set.2011/Reuters

Primeiro, os pecuaristas colocaram muito dinheiro recentemente no setor, elevando os investimentos em genética, pastagens e integração lavoura-pecuária. O resultado foi uma maior produtividade e uma melhora na oferta de animais.

Segundo, o país está saindo de um ciclo pecuário em que houve uma maior oferta de vacas para o abate. Os preços externos da tonelada de carne bovina, que atingiram US$ 8.000 por tonelada em alguns contratos de 2022, recuaram para US$ 4.500 neste ano, afetando os valores internos de negociações.

A redução de margem de lucro no setor de cria e recria forçou um descarte maior de fêmeas, ampliado ainda mais pela crise no setor leiteiro. Isso colocou um número maior de vacas a caminho dos frigoríficos.

Iglesias diz que o abate de fêmeas, em 2023, foi 28% superior ao de 2022, conforme acompanhamento do setor pela consultoria.

No segundo semestre, haverá uma redução no descarte de vacas e, a partir do próximo ano, o setor mostrará mais claramente a chegada de um novo ciclo.

Apesar dessa aceleração inicial dos abates, o analista da Safras afirma que o volume deste ano ficará em 34 milhões de cabeças, um pouco abaixo dos 34,3 milhões do recorde de 2023.

A produção de carne se mantém em 9,43 milhões de toneladas, com as exportações subindo para 3,4 milhões de toneladas equivalentes carcaça, 1,7% a mais do que em 2023, segundo estimativas da Safras. Neste mês, as exportações já somam 10,5 mil toneladas por dia útil, 50% a mais do que em fevereiro de 2023, conforme os dados mais recentes da Secex (Secretaria de Comércio Exterior).

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) já mostrava a aceleração dos abates no último trimestre de 2023. Conforme os dados mais recentes do instituto, e que ainda serão atualizados no próximo mês, os abates de outubro a dezembro atingiram 9 milhões de animais, 20% a mais do que em igual período de 2022.

Os dados da Safras para o setor de suínos indicam produção nacional de 5,41 milhões de toneladas de carne neste ano, com exportações de 1,25 milhão. Outros 4,2 milhões de toneladas ficam à disposição do mercado interno.

O setor de suínos cresce rapidamente, segundo Iglesias. Neste ano, os abates deverão atingir 49,6 milhões de animais, bem acima dos 41,3 milhões de 2019.

Para o setor de avicultura, a Safras espera uma produção de 15,1 milhões de toneladas de carne neste ano, com evolução de 0,7% sobre o ano anterior. As exportações ficam próximas de 5 milhões de toneladas, e a disponibilidade interna dessa proteína será de 10,1 milhões.

Para um representante de um dos grandes frigoríficos nacionais, os abates estão elevados, mas a demanda interna segue firme. A carne bovina, com o recuo de preços, ficou mais competitiva em relação às demais do setor.

O ritmo das compras da China, após as festividades do Ano Novo Lunar, dará mais clareza ao setor, afirma.

A POBREZA ARGENTINA

Pelo menos 57% da população da Argentina está em situação de pobreza. Essa taxa acelerou nos últimos dois meses com a chegada Javier Milei, que fez uma liberação dos preços no país.

Tradicional fornecedora de alimentos para o mercado interno e externo, a Argentina passou por uma situação bastante atípica na safra agrícola passada, com fortes quedas nas produções de trigo, soja e milho.

Com isso, um dos principais pesos no bolso do consumidor são os alimentos. Nos últimos 12 meses terminados em janeiro, a alimentação ficou 291% mais cara no país.

Sempre com uma boa oferta de trigo e de arroz, os argentinos viram as condições climáticas no ano passado derrubarem a safra desses produtos. Por causa disso, os preços de pães e de cereais ficaram 318% mais caros.

As condições econômicas e climáticas também afetam a pecuária, o que resultou em um aumento acumulado de 331% nos preços das carnes e dos derivados nos últimos 12 meses. A crise no setor reduziu a produção na pecuária de leite, e os produtos lácteos subiram 279%.

Os argentinos nem tiveram uma válvula de escape na procura por alimentos substitutos. Frutas e verduras ficaram 276% e 179%, respectivamente, mais caras no período, segundo o Indec (instituto de estatísticas e de pesquisa do país vizinho).

No Brasil, segundo o IPCA do IBGE, a inflação dos alimentos foi de 1,38% em janeiro, acumulando 4,51% em 12 meses.

Nunca... Um produtor paranaense do norte do estado afirma que nunca tinha colhido soja no mês de fevereiro. A seca antecipou o desenvolvimento das lavouras.

...antes O efeito climático, porém, provocou uma diversidade de produtividade dentro da mesma propriedade, com a média ficando abaixo do esperado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.