Vera Iaconelli

Diretora do Instituto Gerar de Psicanálise, autora de “O Mal-estar na Maternidade” e "Criar Filhos no Século XXI". É doutora em psicologia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vera Iaconelli
Descrição de chapéu Mente ataque à democracia

Do céu ao inferno

O discurso bolsonarista tem 522 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Se eu escrevesse numa Olivetti, diria que meu artigo desta semana resta amassado no cestinho de lixo, abortado diante dos acontecimentos estarrecedores de 8 de janeiro de 2023. Vinha de curtas, mas restaurativas, férias com a família, na esperança de começar um ano menos angustiado com a situação político-social.

O respiro de alívio, embalado numa das mais belas cerimônias de posse que se tem notícia, mostrou-se necessário depois de quatro anos de sofrimento.

Lula posa para foto oficial com seus ministros no Palácio do Planalto - Eduardo Anizelli/Folhapress

Mas existe uma diferença entre o cessar-fogo que se espera em momentos específicos —para recolher os mortos ou fazer cerimônias religiosas— e a ilusão de que a guerra acabou.

Enquanto chorávamos de emoção ao ver indígenas e negros subindo a rampa, relevávamos que o ovo da serpente do fascismo no Brasil, chocado pelo discurso bolsonarista, já eclodiu há tempos. Mais do que isso, a serpente tem trocado de casca sob nossos olhares complacentes.

Lula e Janja sobem a rampa do Palácio do Planalto com representantes da sociedade civil - Fátima Meira/Futura Press/Folhapress

A extrema direita, que se organiza de forma inédita em nosso país, de inédita não tem nada. O Brasil foi fundado por homens brancos que não chegaram aqui com a intenção de construir um país. O objetivo sempre foi explorar, igualmente, a terra e o povo que aqui encontraram e voltar para a Europa ricos. Os africanos entraram na conta apenas para certificar que a exploração do território e da gente fosse até a última gota. Essa aspiração não cedeu um milímetro desde então e está escancarada no discurso nacionalista de quem destrói tudo por onde passa e bate continência para a bandeira norte-americana.

O Brasil se divide hoje entre os que querem construir um país a partir da reparação e da cura das feridas abertas por sua brutal mestiçagem e pela destruição ambiental e aqueles que querem garantir a continuidade do projeto original de subjugar povo e terra.

Essa divisão, descrita por Sueli Carneiro em entrevista antológica a Mano Brown, se escancara na resistência às cotas raciais. Carneiro lembra como, após a abolição, negros recém-libertos sem bens e sem assistência foram largados à própria sorte, enquanto imigrantes brancos europeus —e depois japoneses— receberam terras e subsídios para trabalhar aqui. As cotas sempre existiram, como aponta brilhantemente a filósofa, mas elas nunca haviam sido direcionadas para negros e indígenas.

O discurso bolsonarista, que já tem 522 anos, é indissociável da miragem de "modernização" econômica. Como alertava Pierre Bourdieu já nos anos 1970, o neoliberalismo se apodera da retórica de modernização para impor o retrocesso que mantém e aprofunda as desigualdades. É o jogo Bolsonaro-Guedes que permite que eleitores tão diferentes como o tiozão alucinado na frente do quartel e o farialimer instruído elejam o mesmo presidente. Ambos replicam o antigo sonho colonial brasileiro de ser um imenso Portugal —branco, europeu, rico—, mas agora na versão Miami. (Aliás, Portugal, que ainda é destino almejado por "patriotas" desavisados, vai para o terceiro mandato de António Costa, primeiro-ministro socialista).

Embora o horror e o trauma de ver os símbolos da democracia destruídos levem tempo para serem elaborados, o futuro do país depende da celeridade e da firmeza das respostas dadas a esse ultraje.

Impunidade e leniência têm sido indicativos do projeto de (não) país que subjaz aos nossos governos. O sofrimento que causam na população são mais profundos e duradouros do que o que se materializou na destruição dos prédios desse fatídico domingo.

É fundamental celebrarmos a luta pela construção do país, mas só na condição de nos mantermos atentos e fortes.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.