Lula desfila em carro aberto, sobe rampa do Congresso e é empossado na Presidência

Presidente manteve tradição e desfilou em veículo aberto, mesmo com receio sobre segurança

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua esposa, a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, deixaram por volta das 14h40 deste domingo (1º) a Catedral Metropolitana de Brasília rumo ao Congresso Nacional no tradicional Rolls Royce conversível usado pelo chefe do Executivo no dia da posse.

Havia um impasse sobre se Lula e Janja usariam o carro aberto ou um fechado e blindado no trajeto, por motivos de segurança. O vice-presidente Geraldo Alckmin e sua esposa, Lu Alckmin, desfilam juntos no mesmo carro.

Lula, Janja, Alckmin e Lu em carro aberto na posse
Lula, Janja, Alckmin e Lu em carro aberto na posse - Ueslei Marcelino/Reuters

No Congresso, os quatro foram recebidos pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para o início das solenidades formais. Lula subiu a rampa e então foi cercado por parlamentares —o petista passou a receber abraços e posar para fotos.

No plenário da Câmara, Pacheco pediu um minuto de silêncio em memória a Pelé, morto na semana passada. Foi lida em seguida a declaração de posse de Lula e Alckmin na Presidência da República.

Lula foi ovacionado no plenário e ouviu gritos de "Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula".

O Rolls Royce já havia sido utilizado no ensaio da cerimônia realizado pela equipe do petista na sexta-feira (30) —o que, segundo aliados do petista, já era um sinal de que o veículo seria usado neste domingo.

O percurso da posse começa na catedral e o trajeto que tem cerca de 1,4 km.

O presidente assinará o termo de posse em sessão solene comandada pelo presidente do Congresso e, de lá, segue para o Palácio do Planalto, onde discursa para o povo.

A decisão de qual carro seria utilizado por Lula e Janja foi discutida entre o presidente eleito e sua equipe de segurança durante a semana que antecedeu a posse, por causa de receios de exposição do petista diante da tensão que envolveu as vésperas de 1º de janeiro.

Logo após o Natal, a Polícia Federal havia sugerido ao petista que realizasse o desfile em um carro blindado. Apesar disso, o Rolls-Royce presidencial foi utilizado nos ensaios da posse, na última semana, para testar se o veículo estava em condições de realizar o trajeto.

A tentativa do bolsonarista George Washington de Oliveira Sousa de explodir um caminhão de combustível no Aeroporto Internacional de Brasília, em 24 de dezembro, fez a equipe de transição rever protocolos de segurança e sugerir novas precauções para o presidente eleito.

Por questões de segurança e climática, a PF disponibilizou o tradicional Rolls-Royce presidencial e um carro blindado, para que Lula pudesse escolher minutos antes da posse qual veículo utilizaria para percorrer a Esplanada dos Ministérios a caminho do Congresso Nacional.

Segundo o roteiro feito pela equipe de Lula, o presidente e Alckmin devem chegar ao Congresso Nacional às 14h40.

Uma hora depois, Lula deve sair do Senado e ir até a área externa do Palácio do Planalto, onde terá início a cerimônia de honras militares e entrega da faixa presidencial na rampa da sede do Executivo. Dentro do Palácio, Lula deve fazer um novo discurso.

Durante todo o dia serão realizados shows do Festival do Futuro na Esplanada dos Ministérios. A música só será interrompida durante a cerimônia de posse.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.