Vera Iaconelli

Diretora do Instituto Gerar de Psicanálise, autora de “O Mal-estar na Maternidade” e "Criar Filhos no Século XXI". É doutora em psicologia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vera Iaconelli
Descrição de chapéu Mente

Em busca do clítoris perdido

Encontrá-lo não resolve o problema, mas sugiro aos homens que não desistam

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Queixas recorrentes sobre a dificuldade masculina em encontrar a peça chave do prazer cis feminino costumam estar associadas à falsa ideia de que se trataria de uma estrutura recém-descoberta pela ciência. Some-se a isso o fato de que encontrar o dito cujo tampouco resolve o problema. Uma vez lá, há que se "saber fazer com".

Em se tratando de algo a ser procurado numa área de poucos centímetros e não um continente inteiro, sugiro que não desistam. "Continente negro", para aplicar a expressão exata que Freud usou ao comparar o mistério da feminilidade com a África —região considerada exótica aos olhos dos europeus.

Ilustração mostra onde fica o clitóris (HC, hemiclitore, em vermelho), ao lado das glândulas odoríferas marcadas - BBC News/Megan Folwell
Você sabe identificar onde fica o clitóris na sua genital? Você toca seu clitóris? A pessoa parceira sabe tocar seu corpo do jeito que você gosta? Você sente prazer? Você tem orgasmo ou sente dificuldade em chegar ao ápice do prazer? - Divulgação/Personare

A desculpa esfarrapada de homens para sua dificuldade em lidar com o clítoris pode ter relação com a amnésia seletiva com que os cientistas modernos trataram o órgão.

Thomas Laqueur, em "Inventando o Sexo: corpo e gênero dos gregos à Freud" (2001), vasculha manuais de parteiras do século 17 e vê o esmero em explicar como alcançar o orgasmo feminino, tido como condição necessária para a concepção. O historiador mostra que estrutura e função do clítoris já eram bem conhecidas desde a antiguidade e a transmissão desse saber era disseminada. Laqueur é contrário à hipótese de que se tratava de peça anatômica desconhecida e enigmática. O historiador aproveita para apontar que Freud foi responsável por acrescer um fato novo ao encobrimento do clítoris.

Desde a obra prima "Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade" de 1905, o inventor da psicanálise propõe que existiria não um, mas dois tipos de orgasmos: o clitoriano e o vaginal. Mais do que isso, e com repercussões bem mais sérias, ele postula a teoria de que o prazer clitoriano da menina deve dar lugar ao prazer vaginal da mulher. Ou seja, o desenvolvimento normal da mulher seria no sentido de abrir mão de um órgão demasiadamente masculino (o clítoris seria a versão reduzida do pênis) em proveito de um órgão especificamente feminino (a vagina). Assim a mulher provaria ter renunciado à sua identificação infantil com a masculinidade, e os casais adultos —casados e heterossexuais, claro!— seriam felizes para sempre.

Daí em diante, o tema foi ladeira abaixo, dando munição para a teoria da inveja do pênis. Teoria que retorna a cada vez que uma mulher reivindica seu lugar na fila do pão, numa sociedade que a considera ser humano de segunda classe.

Antes de sapatear sobre o túmulo de Freud, lembremos que sua teoria é a culminância de uma longa sequência de eventos que começam na modernidade e que colocaram em questão o prazer feminino.

Quando se tornou conveniente argumentar que a mulher, que lutou ao lado dos homens na Revolução Francesa, não era tão igual a eles a ponto de merecer ser incluída no lema "igualdade, fraternidade e solidariedade", a ciência não se furtou a contribuir com teorias que a tornavam o outro e incomensurável sexo.

Pra que dividir o butim das conquistas da revolução com a mulher? O jeito era provar "cientificamente" que elas são opostas e complementares aos homens em todos os quesitos. Pra começar, mal se sabe se gozam ou mesmo se sentem algum prazer. Quando o fazem, cabe avaliar se é um gozo apropriadamente feminino ou uma tentativa condenável de emular o prazer masculino —cereja freudiana do bolo.

Moral da história: se os desavisados ainda precisarem de ajuda para saber onde fica e como promover a ereção do clítoris e dos orgasmos cis femininos, podem apelar para a reedição de manuais do século 17.

Agora, se é para usar esses fatos para esculhambar Freud, não recomendo. Sugiro que se espere mais 120 anos para conferir se teremos feito melhor.

Como se diz, é fácil enxergar longe quando se está em pé sobre os ombros de um gigante.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.