Vera Iaconelli

Diretora do Instituto Gerar de Psicanálise, autora de “O Mal-estar na Maternidade” e "Criar Filhos no Século XXI". É doutora em psicologia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vera Iaconelli
Descrição de chapéu Mente imigrantes aborto

São necessárias muitas crianças para salvar uma aldeia

A gravidez indesejada só penaliza mulheres e homens trans, isentando quem insemina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O provérbio africano "precisa uma aldeia para cuidar de uma criança" repetido "ad nauseam" revela que existem formas mais sábias do que a nossa para lidarmos com o futuro de uma sociedade. Propus a inversão do dito, porque a diminuição consistente do número de nascimentos tem acarretado efeitos econômicos, políticos e sociais desastrosos para a "aldeia". A ideia de que "quem pariu Mateus que o embale" nos impõe a questão de saber se teremos "Mateus" suficientes para empurrarem nossas cadeiras de rodas ao apagar das luzes. A gradativa diminuição da população economicamente ativa nos países desenvolvidos faz da aposentadoria e de uma economia minimamente estável miragens.

Resta contar com os imigrantes, aquele estrato social cuja produtividade é explorada sem contrapartida econômica e social. São eles que vão trabalhar e ter os filhos que os demais não têm, mudando o perfil étnico de populações que ainda têm a empáfia de se orgulhar de sua "pureza" racial. Basta ir às grandes capitais da Europa para ver como a paleta de cores humanas foi se modificando nas últimas décadas.

Ilustração de uso geral redes sociais relacionamento abusivo violência contra mulher abuso estupro gaslight
Catarina Pignato

Ainda numa posição majoritariamente subalterna, os negros retintos que circulam pelo velho continente, oriundos de antigas colônias e outros localidades, retornam para os países que costumam dispor de suas pátrias como dispõem de seus corpos para o trabalho mal remunerado e insalubre. São eles que mais uma vez salvam as economias mundiais com seu trabalho e descendência, sendo tratados como cidadãos de segunda classe.

Na base dessa pirâmide temos as pessoas que gestam e parem, sejam mulheres sejam homens trans. As pessoas das quais a "aldeia" depende para não se extinguir, seja porque colocam crianças no mundo, seja porque se ocupam prioritariamente delas, e que são as mais desprezadas entre nós. Como efeito do descaso e do colapso na economia de cuidados, acabam por fazer uma "greve de úteros" silenciosa e consistente mesmo quando desejam ter filhos. O acúmulo das funções de provedora de cuidados e provedora financeira para as mães de família é uma das violências históricas do capitalismo, mas se torna insustentável com a lógica neoliberal do cada por si e ninguém por todos.

Algumas pessoas não desejam ter filhos e não há nenhuma necessidade de se justificarem quanto a isso. Algumas abrem mão em função da falta das condições sociais, políticas, econômicas e emocionais para realizar esse desejo.

Por outro lado, a gravidez indesejada só penaliza mulheres e homens trans, isentando moral e juridicamente quem insemina. Por esses casos lutamos incessantemente pelo direito à interrupção da gestação. É bom lembrar —como fez o Pastor Henrique Vieira em fala contundente na Câmara dos Deputados— que o Estado é laico e as opiniões religiosas não cabem na discussão sobre a descriminalização do aborto.

A violência com quem deseja abortar —impedindo, criminalizando, desassistindo, deixando morrer— é da mesma natureza da falta de apoio a quem deseja ter filhos. Ambas são fruto de hipocrisia, do falso moralismo e das políticas reprodutivas baseadas em estereótipos machistas. São ecos da fantasia de que bebês são entregues por cegonhas —sem responsabilidade dos homens— e criados pela mãe natureza e não por pessoas reais tentando sobreviver dignamente.

Se continuarmos deixando Mateus cair do colo, não haverá aldeia para contar a história.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.