Vera Iaconelli

Diretora do Instituto Gerar de Psicanálise, autora de “O Mal-estar na Maternidade” e "Criar Filhos no Século XXI". É doutora em psicologia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vera Iaconelli
Descrição de chapéu Mente maternidade

As fases dos cuidados com os filhos

Como parar de se ocupar com eles depois de décadas na função?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Antes de entrar no tema do cuidado dos filhos quero deixar claro que sou totalmente avessa a teorias que imputam às mães qualquer poder sobrenatural para cuidar. Se adquiriram tamanha proficiência, isso se deve à transmissão de conhecimentos entre gerações, expectativas sociais, experiência sendo cuidadas, identificações de gênero e muito treino. Insisto nisso para não fazer coro com ideais que consideram que a mulher tem poderes sobre-humanos no cuidado com os filhos, livrando a cara dos demais responsáveis.

Ainda assim, as mulheres têm sido as pessoas que se ocupam do corpo das crianças desde seu nascimento. Elas aprendem a sentir o bafo, ouvir chiado, examinar as fezes, a cor da pele, a avaliar temperatura, vivacidade, expressões de tristeza, alegria, sono, fome, medo, excitação muito antes do especialista começar a dar pitaco. Aliás, como sugeriu Winnicott, a depender da forma como entra o especialista, toda essa sensibilidade pode ficar inibida, gerando uma grande perda de competências adquiridas.

Roberta Magdalena Vieira Souza dá banho em Noah Louis de Jesus Souza, o caçula de seus cinco filhos - Ronny Santos - 2.jun.21/Folhapress

Embalada na experiência de cuidar de bebês ou crianças pequenas sozinhas, engatamos uma segunda marcha e seguimos escrutinando o corpo deles, agora separado do nosso, buscando adivinhar o sentido oculto em cada suspiro e balbucio. Quando não nascem do nosso corpo, fazemos o mesmo, não há vantagem nem desvantagem, só desafios. Aqui, todos os caminhos levam a Roma. Em geral, cuida-se dos filhos nesse nível por umas duas décadas, ainda que cada vez com mais restrições de acesso ao corpo deles.

A separação de corpos é uma das passagens cruciais dos cuidados ditos maternos, esses nos quais as mulheres se especializaram. Essa separação começa lá atrás, quando o bebê se recusa a aceitar o que vem dela, deixando claro que o corpo é dele, que devemos cuidar, mas com moderação. Aos poucos a criança impõe mais limites à ingerência da mãe.

Mulher amamentando dois bebês
A atriz Nanda Costa amamenta suas filhas Kim e Tiê - @nandacosta no Instagram

Mas o exame médico, psíquico e pedagógico das mães continua a operar ao longo da vida com seu radar sobre a saúde e o humor. Nem bem tomou o café da manhã e ela já checou o sono, a alimentação, a disposição do pimpolho, mesmo na casa dos vinte e tantos anos. O processo costuma ser inconsciente e decorre da absoluta responsabilização que encarnamos no trato com eles e do amor, claro.

É óbvio que comemos inúmeras bolas, até porque nem sempre queremos saber o que se passa. Principalmente quando é algo que vai na contramão de nossas expectativas, ocasião na qual nosso excesso de afeto e proximidade nos impedem de enxergá-los. Nesse momento, tios, comadres, professores e terapeutas são ainda mais bem-vindos.

Enquanto a tirania do bebê impera, não há gratidão do lado da criança —e Deus sabe que nos piores casos a ingratidão pode durar a vida toda! Com a maturidade se espera algum reconhecimento e reciprocidade.

Confundindo cuidado com maternidade, há quem pense que sem a "titular da pasta" a infância fica comprometida. A resposta é, simplesmente, não. O que importa é a qualidade do cuidado e a dignidade com o qual é assumido. Muitos pais, avós e tios sabem exatamente sobre o que descrevo aqui e podem atestá-lo.

Como parar de se ocupar, cuidar e se preocupar ostensivamente depois de décadas? Com certo alívio de não ter mais que se dedicar integralmente a eles. Mas também com grande remanejamento da libido empenhada numa tarefa que se confunde com a própria juventude das mulheres. Essa operação bem-vinda se chama luto.

Ao se separarem os filhos, terão a chance de descobrir que tipo de "cuidadores de si mesmos" se tornaram.

Pergunta que as mães também terão que responder sobre si mesmas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.