Vinicius Torres Freire

Jornalista, foi secretário de Redação da Folha. É mestre em administração pública pela Universidade Harvard (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vinicius Torres Freire

Projeção de crescimento do ano deve cair para 0,6%

Estimativa pode piorar, se governo causar mais tumulto político

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As estimativas de crescimento da economia vão descer outro degrau em breve, dados os resultados do PIB, divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE, e os indícios de resultados ruins da economia em abril e maio. Nas estimativas ainda reservadas de pelo menos três economistas de grandes instituições financeiras do Brasil, o PIB cresceria algo em torno de 0,6% (ante 1,1% no ano passado). O chute informado e preliminar mais pessimista é de 0,5%.

É nesse ritmo próximo de 0,6% ao ano que anda a atividade econômica. Pode piorar, se o governo causar mais tumulto político e incerteza ou se não passar uma reforma da Previdência de bom tamanho. Novidades positivas, se aparecerem, apenas no quarto trimestre.

Os economistas começaram o ano animados, projetando que o PIB cresceria 2,5% neste 2019. O otimismo caiu da escada. No momento, acha-se que a economia cresce 1,2%, segundo as projeções recolhidas pelo Banco Central até a semana passada. Agora, os ânimos vão levar outro tombo, o que já aconteceu com a confiança de consumidores e empresas, em baixa pelo menos desde fevereiro.

Devido a mudanças estatísticas (no ajuste sazonal), o PIB do segundo trimestre talvez pareça melhorzinho, mas será ilusão numérica. O segundo e o terceiro trimestres devem crescer na média algo entre 0,2% e 0,3%, na projeção de um dos maiores bancos brasileiros. Aceleração modesta apenas no quarto trimestre, se a reforma da Previdência for aprovada e se o governo não prejudicar os ânimos. Isto é, se parar de criar tumulto político, o que alimenta a incerteza.

O investimento (em novas máquinas, equipamentos e instalações produtivas) não se recupera. Está 27% abaixo do nível do primeiro trimestre de 2014, logo antes do início da recessão. Isto é, está um nível equivalente ao de meados de 2009. A construção civil é o grande setor mais deprimido da economia, fazendo par com a indústria.

Como o gasto do governo em obras apenas cai, como não há obras de infraestrutura concedidas à iniciativa privada e como os consumidores de imóveis ainda estão receosos, a construção voltou a entrar em recessão, mal tendo começado a sair do buraco profundo em que caíra.

Ou seja, tão cedo não haverá empurrão relevante no investimento, que é o componente do PIB do qual vêm os grandes impulsos de alta ou baixa na economia.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.