Vinicius Torres Freire

Jornalista, foi secretário de Redação da Folha. É mestre em administração pública pela Universidade Harvard (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vinicius Torres Freire

Como evitar que a variante ômicron cause desgraça no Brasil

É preciso tomar o mesmo cuidado que ora causa tédio: vacina, máscara, passaporte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No Brasil e no mundo quase inteiro, a epidemia começou com a chegada de um punhado de viajantes infectados. Com exceção de casos raros imunológicos, a população era indefesa contra o coronavírus. Não havia barreiras além de máscaras e restrições de movimento ou aglomerações.

Quando a variante ômicron chegar, vai encontrar uma paisagem biológica muito diferente. Mais de 62% da população brasileira está completamente vacinada. Cerca de 75% tomaram a dose 1, e parte dessas pessoas pode ter "completado" sua imunização por ter sido também infectada.

Passageiros vindos da África do Sul em fila para teste de Covid-19 no aeroporto de Schiphol, em Amsterdã (Holanda)
Passageiros vindos da África do Sul em fila para teste de Covid-19 no aeroporto de Schiphol, em Amsterdã (Holanda) - 256.nov.21/Reuters

Parece um motivo para ficarmos menos intranquilos. Só parece.

Suponha-se que o bicho novo drible a vacina. Quantos visitantes infectados podem nos trazer esse coronavírus supermutante? Poucos. Mas meia dúzia deles pode trazer a desgraça.

Não temos controle de fronteiras, e o Brasil pode ser um paraíso tropical de férias para malucos antivacinas, pois aqui é "Bolsonaro, zorra!". Mais sobre isso mais adiante.

Mais importante e antes de mais nada, é preciso pensar nas primas mais velhas da variante ômicron, que outra vez espalham dor e morte pelo mundo rico. Na Alemanha (68% de vacinação completa), o número de mortes por milhão de habitante é ora de 2,7 —no Brasil, é de 1 por milhão. Na Bélgica, 75% de vacinação, de 3,2 mortes por milhão. Áustria, 65% de vacinados, 5,3 por milhão. Reino Unido, 68% de vacinados, 2 por milhão.

Nos EUA, são 3,4 mortes por milhão, país sentado em vacinas e com taxa de imunização completa de apenas 58%, vexame ainda maior quando se pensa que não há doses para aquelas pessoas que mal têm uma cuia de comida rala, alguém que lhes faça ataduras ou um abrigo decente contra as durezas do tempo.

A situação epidemiológica do Brasil não é a desse mundo rico, até porque houve uma devastação de infecções por aqui e tomamos vacinas mais tarde —o efeito delas ainda é forte e estamos tomando reforço.

Mas, com ou sem ômicron, temos de correr com a vacinação, buscar os sem-injeção nas suas casas ou nas escolas e evitar aglomerações com bafejos nas fuças sem máscara, como ocorre nos campos de futebol. Da alfa ao ômega, qualquer variante ainda é ameaça.

É possível barrar a ômicron nas fronteiras? Tanto quanto as velhas variantes: pouco. Mas conviria exigir passaporte de vacinação de viajantes, o que contraria a militância ignorante de Jair Bolsonaro.

O número de desembarques internacionais nos aeroportos do Brasil caiu. Em outubro de 2019, foram uns 939 mil. Em outubro deste 2021, uns 263 mil. Cerca de 35% desses viajantes são não residentes (segundo dados de 2018 e 2019, os mais recentes). É muito menos viajante. A probabilidade de que estejam infectados é bem pequena. Seria ainda menor se estivessem vacinados (a vacina diminui de modo relevante a probabilidade de transmissão). Temos de jogar na retranca firme.

Como não se exige o passaporte, há também seleção adversa (atração de malucos, idiotas e perversos). Onde se pode tomar sol, sem vacina, gastar pouco (o real não vale nada) e, por ora, em um lugar com menos mortes de Covid do que em muito país rico? No Brasil.

Os cientistas ainda não têm como saber o tamanho do estrago que a ômicron pode causar. Faltam dados epidemiológicos (quantos contaminados, em quanto tempo, com qual gravidade etc.). Ainda a examinam para tentar estimar, por ora no laboratório, se o vírus dribla a vacina. Alguns pesquisadores especulam que não. Na dúvida, é melhor prevenir o que não tem remédio.

Como? Fazendo o óbvio tratado com descaso: vacina, muito teste, máscara e passaportes. A humanidade média se interessa por fofoca e de novidade. Fatos causam tédio ou revolta.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.