Vinicius Torres Freire

Jornalista, foi secretário de Redação da Folha. É mestre em administração pública pela Universidade Harvard (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vinicius Torres Freire
Descrição de chapéu Congresso Nacional

Entenda como Lula pode se virar para ter apoio no Congresso

Esquerda terá de lidar com um bloco maior da direita e deve só obter apoios picados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Luiz Inácio Lula da Silva tem uns três meses para montar ao menos um esboço de coalizão que sustente seu governo.

PT, esquerda e agregados sempre foram minoritários na Câmara, com algo entre 30% e 35% dos deputados federais eleitos nos anos em que petistas levaram o governo federal, por exemplo.

No começo da legislatura e do governo 2023-2026, a esquerda é um tanto mais minoritária. O problema maior não está aí, porém. A configuração do Congresso é bem diferente dos anos tucano-petistas (1994-2014).

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao lado do seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), em discurso após a vitória - Nelson Almeida - 30.out.22/AFP

A montagem de uma coalizão era, em princípio, mais difícil para o PT do que para o PSDB nos anos em que os dois partidos ficaram com o governo federal, 1994-2014. A situação piorou.

O partido que dava o lastro maior e central das alianças, o MDB, é diminuto, assim como o centro. Partidos menores dessas coalizões do antigo regime, os "fisiológicos", ora são aliados, dominantes e apoiaram Jair Bolsonaro na eleição deste ano (PL, PP e Republicanos).

O PT diz que seu primeiro objetivo é levar MDB (42 deputados) e PSD (também 42) inteiros para o governo. "Inteiros" nunca é possível. Neste 2022, ainda menos.

Metade desses partidos aderiu a Lula ou pode fazê-lo sem grande dificuldade depois da vitória petista. Mas pelo menos um terço é bolsonarista ou de estados do Sul ou do oeste. Poder e cargos resolvem parte da questão. O acordo será mais precário e custoso.

A federação Brasil da Esperança, PT, PC do B e PV, elegeu 80 deputados federais —uma federação é um bloco partidário que tem de durar quatro anos. A coligação que elegeu Lula tem, por ora, 122 cadeiras da Câmara (junta ainda a federação PSOL/Rede, PSB, Solidariedade e Avante).

"Sobrando", há os 17 do PDT, do que o PT pouco trata em público. Seriam então 139. Caso Lula levasse MDB e PSD de porteira fechada e acreditando em excesso nessa aritmética política, seriam 223 deputados. Pouco.

Petistas dizem que vão procurar a federação PSDB-Cidadania, de apenas 18 deputados. Deles, 13 são dos tucanos, não raro bolsonaristas disfarçados.

Não há um MDB, como entre 1994 e 2014, grande, bem distribuído por estados e cidades, em geral sem pretensão de disputar o Planalto, no centro do jogo. Os tucanos contavam ainda com a facilidade de ter um aliado constante e então numeroso, o PFL (depois DEM).

O MDB nesse período elegeu em média 83 deputados. Nos anos tucanos, o PFL elegeu em média 94. Partidos "fisiológicos" de algo entre 20 e 40 deputados, raramente 50, e desgarrados de outras legendas completavam o tabuleiro.

Esse sistema ficou moribundo a partir do Junho de 2013 e dos escândalos de corrupção. Morreu em 2018.

Em 2022, dominante é a coligação bolsonarista, PL, PP e os Republicanos da Igreja Universal, com 187 cadeiras. Há a ameaça, para Lula, de que se forme um bloco ainda maior de direita, com o União Brasil, de 246 deputados, ameaça remota, mas já explicitada por Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara candidato à reeleição.

PP e mesmo o PL, que ora abriga Bolsonaro, são maleáveis, mesmo tendo eleito parlamentares comprometidos com a direita dura ou extrema. Lira troca apoio para o comando da Câmara e emendas gordas por vida menos difícil para Lula, como se sabe.

O União Brasil, juntado do DEM com o resto do PSL, é a incógnita maior, mas também não iria em bloco para o governo, pois parte da legenda é antipetista militante.

Em resumo, Lula terá de negociar com um bloco de direita mais dura ou negocista que é dominante. Pior de tudo, talvez possa levar apenas pedaços dos partidos rachados com que vai negociar. Mesmo se der certo, é um quadro mais instável.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.