Walter Casagrande Jr.

Comentarista e ex-jogador. É autor, com Gilvan Ribeiro, de "Casagrande e seus Demônios", "Sócrates e Casagrande - Uma História de Amor" e "Travessia"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Walter Casagrande Jr.

Brasil tem semana decisiva no futebol e na democracia

Libertadores e carta em defesa da democracia são os assuntos dos próximos dias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Está começando uma semana super importante no cenário do futebol e no contexto político-social. Primeiro vou falar da bola: na terça (9) e quarta (10) os brasileiros irão disputar vagas para a semifinal da Libertadores.

Temos o Flamengo, que, depois dos 2 a 0 na Neo Química Arena, é franco favorito contra o Corinthians no Maracanã.

A diferença técnica entre os times é enorme, como mostrou o jogo de ida. E continua muito grande no rendimento atual das equipes.

Vista aérea do primeiro comício pelas eleições diretas para Presidente da República, na praça da Sé, em São Paulo - Gil Passarelli - 25.jan.1984/Folhapress

No último sábado, o time do Vítor Pereira jogou mal novamente e empatou por 1 a 1 com o Avaí, em Floripa, enquanto o time do Dorival venceu o São Paulo, do Rogério, por 2 a 0, em Sampa.

Agora o Flamengo está colado no Corinthians, em terceiro, no Brasileirão, com apenas três pontos de desvantagem.

O Flamengo é o time que melhor joga bola neste momento, mas, para conquistar o título nacional, não pode perder e precisa torcer por tropeços do Palmeiras.

Vale dizer que o time de Abel Ferreira terá um confronto muito difícil com o de Cuca, no Allianz Parque.

Emocionalmente, e por jogar em casa, o Verdão é o favorito, mas o rendimento no Mineirão foi preocupante.

O time foi totalmente dominado pelo Galo, que só cedeu o empate por ter se abatido demais quando sofreu o primeiro gol, mas jogou muito melhor.

Os treinadores vão ter que tentar equilibrar essa história.

O Abel precisa fazer o seu time jogar bem e ser dominante, como tem acontecido na maioria das vezes.

Já o Cuca precisa recuperar o emocional do seu time, e não poderá se abater em nenhum momento e em nenhuma situação que aconteça nesse jogo.

Temos aí um confronto muito interessante.

Bom, mudando da bola para a carta de quinta-feira (11), quando o manifesto pela Democracia e Estado de Direito será lido na Faculdade de Direito da USP: o documento para as brasileiras e brasileiros me deixou muito entusiasmado.

Confesso que estou com sentimentos e sensações ambíguas.

Uma parte de mim está super emocionada, empolgada com a mobilização acelerada que essa carta causou, ultrapassando a marca de 700 mil assinaturas em ritmo muito rápido.

Isso mostra como estamos prontos para defender a nossa democracia com movimentos pacíficos, mas seguros do que queremos. Guardadas as limitações de espaço, tenho a expectativa de repetir o Vale do Anhangabaú do comício de abril de 1984 pelas Direta Já.

E posso falar com propriedade sobre aquele momento histórico porque participei dele junto com os meus companheiros da Democracia Corinthiana, Magrão, Wladimir, Juninho e Adilson Monteiro Alves, o tempo todo, testemunhando do palanque um mar de pessoas gritando pelo direito de votar para presidente.

Foi nesse dia que meu amigo, parceiro e (por que não?) amor, Magrão, o Sócrates, gritou: "Se a emenda Dante de Oliveira passar, eu não vou embora do nosso país". Àquela altura, ele já era aguardado na Itália pelo Fiorentina.

Isso me arrepia só de lembrar e escrever o texto. O resto da história, todos sabem como foi.

Uma outra parte de mim é indignada e revoltada ​porque depois da queda da ditadura e a volta da nossa democracia, jamais imaginei que no século 21, precisamente no ano de 2022, tivéssemos que novamente nos unir para defendê-la contra um covarde, perverso, mentiroso e sua turma.

Não fui ingênuo de pensar que viveríamos felizes para sempre, mas contava apenas com outros tipos de problemas.

Inflação, pobreza, desmatamento, violência sempre existiram, porém nunca nessa proporção. E tinha certeza de que iríamos lutar contra tudo isso, mas não para defender a nossa democracia.

Ainda bem que a minha parte entusiasmada é muito maior, como também é maior o número de pessoas dispostas a sair na rua para defender a nossa liberdade e quebrar todas as mentiras e hipocrisias desse governo.

Para terminar, quero mostrar uma grande mentira e contradição desse presidente: ele diz que quer defender a democracia e a liberdade, mas ataca quem assinou essa carta, chamando a gente de cara de pau e mau caráter.

Só que aprendi pela psicologia que, nesse caso, há uma identificação dele quando se olha no espelho, por encontrar ali tanto o mau caráter e o cara de pau que é exatamente ele próprio, o Presidente da República.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.