Walter Casagrande Jr.

Comentarista e ex-jogador. É autor, com Gilvan Ribeiro, de "Casagrande e seus Demônios", "Sócrates e Casagrande - Uma História de Amor" e "Travessia"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Walter Casagrande Jr.

Desesperado, clã Bolsonaro sequestra o 7 de setembro; Brasil não é dos golpistas

Não podemos entrar em desespero, apesar de tudo o que aconteceu no Dia da Independência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Desesperar, jamais / Aprendemos muito nesses anos / Afinal de contas, não tem cabimento / Entregar o jogo no primeiro tempo."

Esse é um trecho de "Desesperar Jamais", de Ivan Lins e Vítor Martins, de 1979. Por que fui buscar essa música? Porque não podemos entrar em desespero, apesar de tudo o que aconteceu no dia 7 de setembro.

Teríamos motivos de sobra para "batermos a cabeça na parede" de tanta indignação, a começar pelas falas do "brochável" presidente Jair Bolsonaro, que não tem escrúpulo nenhum, sendo covarde o bastante para incitar um golpe quando a sua derrota chegar.

O presidente Jair Bolsonaro ao lado da primeira-dama, Michelle, e de apoiadores durante o desfile de 7 de setembro na Esplanada dos Ministérios - Gabriela Bilo/Folhapress

O clã Bolsonaro, além de ser composto por mentirosos, manipuladores e enganadores, inclui também sequestradores dos símbolos nacionais. E o Dia da Independência foi também sequestrado.

O que queriam dizer aquelas pessoas que levavam uma faixa golpista com a frase: "Nós, brasileiros, autorizamos o sr. pres. Jair Bolsonaro e as Forças Armadas do Brasil a demitir dos cargos de ministros do STF", seguida de nove nomes do Supremo?

"Nós" quem?

O Brasil não é de vocês, golpistas.

Nós, brasileiros, queremos votar e respeitar o resultado das eleições, seja ele qual for.

E o que dizer do show de horrores no palanque com a "princesa"? O que dizer de alguém que propaga aos quatro ventos que fala em nome de Deus e se vale disso para espalhar preconceito religioso, intolerância, ódio e mentiras?

O mesmo se aplica ao pastor Silas Malafaia, que tem a coragem (ou covardia) de, em um culto, pedir a Jesus Cristo para paralisar as urnas por oito horas. Ou seja, pede uma falcatrua em nome de um falso bem.

De que deus essas pessoas estão falando? Jesus não é golpista nem mentiroso, muito menos apoiador de charlatões que usam o seu nome para enganar um povo sofrido como o brasileiro.

Essa gente perdeu a noção do verdadeiro papel que eles têm na sociedade.

Jair Bolsonaro e sua turma não respeitam nem querem democracia alguma.

Como podem dizer que pensam nas pessoas mais humildes se uma empresária bolsonarista da Bahia recomenda a outros patrões que pressionem seus funcionários a respeito do voto, sob ameaça de demitir aqueles que votarão no Lula? Não há a mínima preocupação com essas famílias, se elas terão o que comer, como seus filhos vão estudar ou se terão onde morar.

Essa gente é o que há de pior na nossa sociedade.

Enganadores, perversos, que não estão preocupados com ninguém, não respeitam nada. Só pensam em vencer através de trapaça e mentiras.

Não acredito que as Forças Armadas serão coniventes com as falas golpistas dessa turma macabra. O Brasil está enfiado no inferno faz quatro anos, sob o comando de falsos profetas que usam o nome de Deus para enganar as pessoas. Nesse time estão o presidente e seus filhos, a tal "princesa do preconceito religioso", os pastores que enganam os mais humildes e aqueles empresários golpistas com medo de perder as facilidades recebidas do atual governo.

A estratégia da família Bolsonaro nesse momento é conquistar votos através do medo, das ameaças e da intimidação.

Mas não tenho dúvida alguma de que isso irá acabar e os bichos escrotos voltarão para os esgotos onde se esconderam por anos, porque são traiçoeiros.

E no desespero, como estão agora, são capazes de qualquer maldade contra qualquer pessoa que pense diferente deles ou que ouse mostrar para a sociedade quais são as suas verdadeiras intenções.

O grito que se atribui a Dom Pedro 1º às margens do rio Ipiranga é "Independência ou Morte" e não "Golpe ou Morte".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.