Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros quadrinhos

Substack e suas newsletters põem mercado em atenção com volta dos folhetins

Plataforma tem se movimentado para entrar no mundo das histórias em quadrinhos e já contratou um livro seriado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Depois de movimentar o meio do jornalismo com sua plataforma de newsletters pagas, a Substack, que permite a qualquer um criar seus boletins mas também contrata nomes que atraiam assinantes, está investindo no mundo literário, deixando editores de orelha em pé.

Ela é palco de Roxane Gay, Andrew Sullivan, Glenn Greenwald, e já há nela escritores de ficção, como Maggie Stiefvater, autora da “Saga dos Corvos”. Mas, em junho, a Substack contratou o quadrinista Nick Spencer, que já trabalhou para DC e Marvel, para capitanear sua entrada no mundo das HQs.

E, agora, Zack O’Malley Greenburg, ex-editor da Forbes e autor da biografia do rapper Jay-Z, acertou com a plataforma a publicação de seu próximo livro, em capítulos semanais que chegam à caixa de emails de assinantes por US$ 5 mensais ou US$ 50 ao ano.

VAI TER FLIP A organização da festa literária ainda estuda formatos para a edição deste ano, como juntar autores e mediadores presencialmente em transmissões online, mas as datas do evento já são certas, de 27 de novembro a 5 de dezembro. A Flipinha, parte da festa voltada ao infantil, acontece de 22 a 27 de novembro.

pessoas vestidas de morcego e de diabo voam proximo a um teto escuro e de tijolinhos enquanto, no primeiro plano, homens de costas olham para cima, para eles
Na sexta (16), a Intrínseca lança ‘Biblioteca Gaiman’, com cinco histórias do criador de Sandman; a ilustração de Michael Zulli faz parte de 'A Verdade sobre o Desaparecimento da Srta. Finch', uma das duas histórias inéditas no Brasil presentes no livro - Divulgação

VISIBILIDADE LÉSBICA Elogiada pela crítica e best-seller, a americana Kristen Arnett chega ao Brasil em 2022. A HarperCollins comprou os direitos de seus dois romances, “Mostly Dead Things”, ou principalmente coisas mortas, de 2019, sobre uma taxidermista que encontra o corpo do pai suicida, e “With Teeth”, ou com dentes, recém-lançado, sobre uma mulher que enxerga problemas em seu filho pequeno e lida com preconceitos por formar uma família de duas mães.

Tudo a Ler

Receba toda quinta sugestões de leituras e novidades da literatura em seu email

VIDAS TRANS​ Ainda sem título brasileiro, “Black on Both Sides: A Racial History of Trans Identity”, ou preto de ambos os lados, uma história racial da identidade trans, de C. Riley Snorton, sai no primeiro semestre do ano que vem com tradução de Stephanie Borges pela paralelo13S, da livraria Boto-Cor-de-Rosa, de Salvador. No livro, o professor de literatura da Universidade de Chicago identifica intersecções entre experiências negras e trans de meados do século 19 até hoje nos Estados Unidos.

A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR​ Chega por aqui no ano que vem, pela Todavia, o novo livro da classicista britânica Mary Beard, que sai no Reino Unido em setembro. Em “Doze Césares”, a autora investiga como as representações do poder na arte foram influenciadas pela imagem de líderes romanos.

Úrsula Passos (interina)

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.