Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Caetano Veloso terá todas as letras reunidas em livro ao comemorar seus 80 anos

Em agosto, compositor ganha também volume com ensaios sobre sua obra na editora Bazar do Tempo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Caetano Veloso está a dois meses de completar 80 anos e, assim como aconteceu nos aniversários de Roberto Carlos e Ney Matogrosso no ano passado, as editoras não vão deixar a data passar em branco.

caetano veloso
O músico Caetano Veloso, em março - Sergio Lima/AFP

A Bazar do Tempo publica no mesmo mês "Objeto Não Identificado", um livro organizado por Pedro Duarte com ensaios de Paulo Henriques Britto, Maria Rita Kehl, Guilherme Wisnik, Acauam Oliveira, Heloisa Starling e outros autores sobre diferentes aspectos da obra do músico.

E, também em agosto, a Companhia das Letras vai lançar um volume com todas as quase 400 letras escritas por Caetano ao longo de sua carreira. Compilado por Eucanaã Ferraz, o volume vai compreender desde as primeiras composições do baiano até as gravadas para seu último disco, "Meu Coco". O livro vai ser minimalista, sem fotos e com breves textos de apresentação do músico e do organizador.

Aliás, o maior companheiro de Tropicália de Caetano, o imortal Gilberto Gil, já tem um volume similar de suas letras e ganha uma versão atualizada pela mesma editora, também no seu aniversário de 80 anos, agora em junho.

CORAÇÃO DE ETERNO FLERTE O jornalista Diogo Bercito, que lançou no ano passado o livro-reportagem "Brimos" pela Fósforo, está prestes a estrear na ficção. O romance "Vou Sumir Quando a Vela se Apagar" sai em julho pela Intrínseca e conta a história da paixão entre dois homens num vilarejo na Síria da década de 1930.

VOU ME LIVRAR DE VOCÊ A Autêntica prepara a primeira edição brasileira de "A Morte É Meu Ofício", do francês Robert Merle, que tece o perfil de um comandante de Auschwitz inspirado em Rudolf Hoess, um dos mais frios soldados de Hitler. O vencedor do Goncourt, que publicou este livro há 70 anos, se baseou nas anotações do psicólogo que atendeu o nazista na prisão.

VOCÊ ESTÁ SEMPRE AFLITA E a Grua comprou os direitos para publicar "The Best of Friends", livro ainda inédito da paquistanesa Kamila Shamsie, que já lançou "Lar em Chamas" ano passado pela casa. A editora também aposta, no segundo semestre, em um livro de contos do jornalista e crítico Bernardo Ajzenberg.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.