Painel das Letras

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel das Letras
Descrição de chapéu Livros

Livro 'A Toca das Raposas' consagra a estratégia da Record de ouvir fã-clubes

Romance jovem publicado na internet é editado pela primeira vez e já vendeu 10 mil exemplares

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Galera Record, ponta de lança em literatura young adult no mercado editorial, tem adotado uma estratégia de se pautar pelas demandas de fã-clubes para decidir suas aquisições e lançamentos. A decisão tem rendido frutos.

O caso mais recente é o da aventura "A Toca das Raposas", obra autopublicada na internet por Nora Sakavic há cerca de dez anos, que nunca tinha sido editada em livro até agora, apesar de angariar legiões de jovens que se fissuraram na trama por meio de traduções não oficiais desde então.

capa de livro
Capa do livro 'A Toca das Raposas', lançado pela Galera Record - Divulgação

Na semana de seu lançamento no Brasil, o livro já vendeu mais de 10 mil exemplares, segundo a editora-executiva do selo, Rafaella Machado.

Ela afirma ter preparado uma promoção de mil brindes exclusivos para marcar a estreia, que teve que ser ampliada em sete vezes em 24 horas para dar conta da demanda.

"Passei dois anos tentando algum contato com a autora, que combinava com a linha da Galera", conta Machado. "Até que no fim do ano passado, a agência literária Miaw, de que eu nunca tinha ouvido falar, entrou em contato para discutir o livro comigo através do Twitter. Houve então um leilão com seis editoras brasileiras e acabamos levando."

Primeira parte de uma trilogia —que sairá toda este ano— a narrativa é sobre um garoto deslocado, filho de mafiosos, que descobre seu talento em um esporte fictício, Exy, e passa a integrar o time das Raposas que intitulam a obra.

Machado ressalta que a Galera se especializou em escutar as comunidades de fãs nas redes sociais em busca dos melhores títulos a publicar. A estratégia vem alcançando sucesso —o faturamento da editora cresceu 167% desde o começo da pandemia. O volume de lançamentos anuais também subiu de 20 para 50.

"A gente tem muita humildade para entender que a editora deixou de ser um filtro para se tornar uma ponte que encurta a distância entre leitor e obra", afirma a editora.

"Precisamos entender o leitor como um especialista que pode nos ajudar a entender o que o livro tem de especial. Assim, nós fazemos o livro junto com eles, e não para eles."

pintura de marielle soltando flores
Ilustração de Faw Carvalho para o livro infantil ‘Mar de Marielle’, de Luana Rodrigues, que será lançado pela editora Malê na Blooks do Rio de Janeiro às 16h deste sábado (27) - Divulgação

DIVÃS Ainda no grupo Record, está saindo do forno uma boa reedição. É o volume que a psiquiatra Nise da Silveira escreveu sobre Carl Jung, que saiu pela Paz & Terra em 1968 e estava fora de catálogo. O livro "Jung: Vida e Obra" é tanto uma breve biografia como uma introdução ao pensamento de um dos grandes psicanalistas do século 20 —com quem Nise se correspondia.

E VIDAS Rafael Spaca lança pela Avec em junho o volume "Mestres do Traço", com entrevistas com alguns dos grandes quadrinistas do Brasil. Há uma conversa com Mauricio de Sousa só sobre Chico Bento e a última entrevista de Álvaro de Moya antes de morrer.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.