Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/11/2012 - 03h02

Investigação conclui que "ação selvagem" matou brasileiro na Austrália

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A juíza de instrução australiana Mary Jerram, encarregada de investigar a ação policial que levou à morte do brasileiro Roberto Curti, ocorrida no último dia 18 de março em Sydney, concluiu que os agentes agiram de forma "imprudente" e "selvagem" ao interpelar o estudante.

Polícia teria disparado 14 vezes contra brasileiro morto em Sydney
Brasileiro falou com a família antes de ser morto na Austrália
Polícia 'fritou' ele, diz parente de brasileiro morto em Sydney
Brasileiro morto pela polícia na Austrália estudava inglês

A magistrada de Nova Gales do Sul recomendou que os cinco policiais envolvidos sejam alvo de uma ação disciplinar e que haja uma imediata revisão dos critérios de uso de armas (de choque) Taser pela polícia local.

Reprodução/Facebook.com
Roberto Curti, 21, morto após abordagem da polícia australiana na madrugada de domingo em Sydney
Roberto Curti, 21, morto após abordagem da polícia australiana

Os policiais interpelaram Roberto Curti, 21, na rua, após o jovem consumir LSD com dois amigos, acreditando que o brasileiro havia assaltado uma loja de conveniência minutos antes.

Roberto recebeu ao menos 14 choques com armas Taser, foi jogado ao chão e teve spray de pimenta pulverizado contra o rosto, em uma ação "negligente, descuidada, perigosa e de força excessiva", destacou Jerram. "Houve abuso da força policial em vários momentos".

O uso da arma Teaser foi "selvagem e fora de controle" contra o jovem brasileiro, com os policiais agindo "sem a menor ideia do que havia ocorrido" antes de interpelar Roberto Curti.

Os policiais afirmaram que Roberto Curti parecia um "super-humano", reagindo com extrema força, mas as câmeras revelam que ele foi rapidamente algemado após ser jogado ao chão.

Mary Jerram concluiu que mesmo após estar com os braços e as pernas imobilizados, Roberto Curti foi atingido por disparos de Taser e jatos de spray de pimenta no rosto.

Veja vídeo

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página