Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/01/2013 - 21h45

Família de mulher morta em prisão de GO diz que ela foi agredida

Publicidade

CAROLINA DE ANDRADE
DE SÃO PAULO

A família de uma mulher de 28 anos que morreu no presídio de Catalão (a 255 km de Goiânia), durante visita que fazia ao companheiro preso, diz que ela foi agredida por agentes da prisão.

Bianca Conceição dos Santos morreu no domingo (13). Segundo a família, ela estava grávida de dois meses.

De acordo a gerência do presídio, agentes prisionais relataram que Bianca começou a passar mal depois de ingerir um embrulho com drogas que levava consigo.

A irmã dela, Sílvia Maria Ferreira, contesta essa versão. Segundo ela, pessoas que aguardavam para ser revistadas relataram que Bianca foi levada à força para uma sala por uma agente prisional.

Sílvia diz ainda que o corpo apresentava diversos ferimentos, principalmente no rosto. "Eu não tenho certeza se ela realmente estava com drogas, mas não tenho dúvidas de que foram eles [agentes prisionais] que tiraram a vida da minha irmã", diz.

Bianca esteve presa por tráfico de drogas há cerca de seis anos e, conforme a irmã, trabalhava vendendo cosméticos e tinha outros dois filhos, de cinco e oito anos.

O gerente responsável pela prisão, Leopoldo de Castro Coelho, disse que as marcas no corpo podem ter ocorrido por causa de convulsões da vítima.

O IML (Instituto Médico Legal) só se manifestará após conclusão do laudo --ainda não há divulgação para que isso ocorra.

INVESTIGAÇÕES

O caso é investigado pela Polícia Civil de Catalão, que já ouviu relatos de agentes prisionais que estavam no local. Familiares de Bianca devem ser ouvidos ainda nesta semana.

O governo estadual diz que também investigará o caso. A Agsep (agência de execução penal, ligada à Secretaria Estadual da Segurança Pública e Justiça) instaurou processo na corregedoria do órgão.

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) divulgou nesta terça-feira que enviará ofício à Agsep para cobrar informações e monitorar as investigações.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página