Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/02/2013 - 19h09

Para especialistas, lei sobre prevenção de incêndios é cheia de lacunas

Publicidade

EDUARDO GERAQUE
ENVIADO ESPECIAL A SANTA MARIA

Lacunas que existem na legislação brasileira contra segurança e prevenção de incêndios, em todas as esferas, ajudaram a tornar real a tragédia que especialistas na área já previam.

Veja lista completa de mortos no incêndio
Enquete: Você pretende mudar sua vida noturna?
Veja imagens da boate Kiss após incêndio no RS
Após incêndio em Santa Maria, 73 continuam internados em UTIs
Homenagem à vítimas de incêndio reúne multidão em igreja de Santa Maria
Procissão católica em Porto Alegre lembra vítimas da boate Kiss
Defesa de sócio da Kiss aponta 'fúria irracional' na investigação do incêndio
Medicamento contra gás letal chega hoje ao RS

Do ponto de vista prático, a falta de uma legislação nacional que balize as normas e os procedimentos legais é um problema que precisa ser resolvido, segundo especialistas em engenharia de segurança contra incêndio ouvidos pela Folha.

Para o engenheiro Telmo Brentano, um problema real, por exemplo, é a falta de diálogo técnico que existe entre bombeiros e engenheiros especialistas no assunto.

Pelas leis em vigor, o bombeiro que vai vistoriar um apartamento ou uma boate para emitir o alvará, por exemplo, não precisa ser engenheiro formado.

O problema legal também existe do outro lado.

Ou seja, dependendo do tamanho de uma casa noturna ou outro empreendimento --normalmente menos que 750 metros quadrados de áreas construída-- o plano de prevenção de incêndio apresentado aos bombeiros não precisa ser feito por um engenheiro formado.

No caso específico do Rio Grande do Sul, e de Santa Maria, existe uma legislação municipal que joga toda a responsabilidade pela vistoria e emissão de alvarás contra incêndio para o Corpo de Bombeiros da região. Órgão que, como em todo país, pertence à esfera estadual.

Como os dois órgãos não tem obrigação de conversar, de forma oficial, o alvará emitido pelos bombeiros vence em agosto. E o da prefeitura em abril.

No exemplo gaúcho, a prefeitura não sabia, portanto, que a casa noturna Kiss estava quase cinco meses sem alvará.

O professor da USP Valdir Pignatta e Silva concorda que a legislação poderia melhorar. Mas, para ele, o assunto incêndio também precisa entrar em todos os currículos dos engenheiros e dos arquitetos. "Esse tema quase não é estudado nas universidades", afirma o técnico.

Depois da tragédia gaúcha, todos concordam, a própria sociedade precisa passar a ter uma maior percepção dos eventuais riscos que ela corre. "E realmente evitar locais assim", diz o pesquisador. "O poder público não é onipresente."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página