Descrição de chapéu carnaval

Baixo Augusta reúne multidão e grita contra racismo e homofobia

No centro de São Paulo, puxador de bloco usou trio para puxar 'fora, Temer'

Marina Consiglio
São Paulo

Um dos maiores blocos carnavalescos de São Paulo, o Acadêmicos do Baixo Augusta encerrou às 21h seu desfile neste domingo (4). A previsão era terminar a festa por volta das 20h. As duas vias da rua da Consolação foram fechadas para o cortejo da agremiação, que reuniu milhares de foliões para acompanhar os quatro trios do grupo.

Sob o tema "É Proibido Proibir", o desfile foi marcado por discursos políticos. No chão, um boneco de Olinda do bloco estava com uma camiseta com a frase "Fervo também é luta". Em cima do trio, a cantora Leci Brandão intercalava versos de músicas com palavras contra o racismo e a homofobia. Em cima do bloco, o puxador, Wilson Simoninha, instigava o público a gritar "fora, Temer".

Nos momentos finais do evento, com o trio parado em frente ao prédio que abriga a sede do Baixo Augusta, a cantora Maria Rita foi convidada para subir ao trio. Ela cantou "Como Nossos Pais" e "Não Deixe o Samba Morrer". A organização soltou fogos de artifício para celebrar o desfile no momento em que a cantora entoava a segunda música.

Ao chegar no ponto final do trajeto, a esquina entre a avenida São Luís e rua da Consolação, Simoninha instigou, mais uma vez, o público a gritar "fora, Temer" em seu discurso, que também comemorava a liberdade e a diversidade.

Como foi o desfile, sem grandes tumultos ou ocorrências, a dispersão foi tranquila.

Foliões, duas mulheres com os seis de fora, seguram cartazes no bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, na rua da Consolação, em São Paulo
Foliões no bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, na rua da Consolação, em São Paulo - Eduardo Anizelli/Folhapress

FOLIÕES

No chão, o público com grande presença LGBT bebeu, dançou e se divertiu. O casal formado pelo químico Jean Sousa, 34, e o professor Christopher Lockhart, 44, compareceu pelo segundo ano seguido no bloco. Americano, Christopher diz que adora o clima de festa.

O grupo de amigas comandado pela aposentada Maria Margarida, 72, veio de Santo André para ver o desfile. "Escolhemos pela televisão e também pela facilidade de acesso", contam. Gostaram da agitação, mas acharam que o bloco demorou muito para sair —o desfile começou às 17h e a concentração, às 15h.

Confira a programação dos blocos de rua de SP e do RJ

Já o engenheiro químico João Salmazo, 27, não teve uma experiência muito alegre. Teve os óculos quebrados em uma tentativa de assalto no bloco. "Tentaram colocar a mão no meu bolso, mas eu estava com a doleira. Não levaram nada." Ele, que vai sempre para blocos, veio para o Baixo Augusta pela primeira vez. "Não foi o que eu esperava."

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.