Descrição de chapéu Agora

Número de multas de trânsito aplicadas em São Paulo diminui 14%

Gestão Doria atribuiu redução ao reforço da sinalização dos radares

Fabio Pagotto
São Paulo | Agora

O número de multas de trânsito aplicadas na capital caiu 14,4% em 2017, em relação ao ano anterior, de acordo com dados divulgados ontem pela Secretaria Municipal dos Transportes, da gestão João Doria (PSDB).

Fiscal da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) autua motorista em São Paulo
Fiscal da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) autua motorista em São Paulo - Rivaldo Gomes - 26.ago.2013/Folhapress

Segundo a prefeitura, foram 13,2 milhões de autuações em 2017, contra 15,5 milhões no ano anterior, ainda na gestão Fernando Haddad (PT), ou mais de 2,2 milhões de infrações a menos. Na campanha eleitoral, Doria criticou o que chamou de “indústria da multa” e disse, ao ser eleito, que tiraria dos guardas-civis a função de fiscalização.

Ontem, a gestão Doria atribuiu a diminuição das multas ao reforço da sinalização dos radares, o que teria melhorado a percepção dos motoristas das regras de trânsito. Disse também que a extinção dos radares móveis em caixas de metal, que “dificultavam a visualização dos motoristas”, contribuiu para haver menos infrações.

Para Horácio Augusto Figueira, o especialista em transportes e segurança de trânsito, o resultado não é suficiente. “A diminuição do número absoluto de multas não é positiva. As mais frequentes continuam sendo aquelas que punem problemas de fluidez, e não as que cuidam da segurança de motoristas e pedestres, como avanço do semáforo e não respeitar a faixa de pedestres”, afirmou o especialista.

Ranking

As infrações mais frequentes permaneceram as mesmas de 2016, mas todas registraram queda:, excesso de velocidade, com 5,5 milhões de autuações, seguida por desrespeito ao rodízio municipal de veículos, com 2,7 milhões de multas, e transitar em faixa ou via exclusiva de ônibus, com 1,1 milhão.

No ano passado, 75,01% das multas foram aplicadas por meios eletrônicos, como radares, e 24,99% de maneira manual, por guardas-civis, marronzinhos e PMs. O radar campeão de multas de velocidade em 2017 fica na avenida dos Bandeirantes, 30 metros depois da avenida Washington Luiz, no sentido marginal Pinheiros. Foram 166.694 infrações.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.