Descrição de chapéu manaus violência polícia

Polícia Militar e Bombeiros começam greve no Amazonas

Com medo de violência, sindicato anunciou que os ônibus não circularão em caso de alta adesão

Fabiano Maisonnave
Manaus

A PM e o Corpo de Bombeiros do Amazonas iniciaram uma greve na noite desta quarta-feira (14), informaram as associações das duas categorias. A greve começaria às 19h locais (1h a menos do que Brasília).

Os militares exigem do governador Amazonino Mendes (PDT) a atualização das promoções das categorias, o que gera aumento nos rendimentos.

Viatura da Polícia Militar do Amazonas estacionada em frente à Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, em Manaus, que se vê ao fundo, de noite
Viatura da Polícia Militar do Amazonas em frente à Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, em Manaus - Marlene Bergamo - 3.jan.2017/Folhapress

"Pedimos que as pessoas redobrem a atenção a sua segurança nos próximos dias e que nos ajudem a evitar que o caos se instale no estado do Amazonas”, diz a nota conjunta das associações. 

"Jamais abandonaremos a população amazonense, os serviços administrativos básicos de manutenção da ordem serão mantidos por cerca de 20% do efetivo."

Com medo de violência, o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Manaus (STTRM) anunciou que os ônibus deixarão de circular caso a adesão seja alta.

Na segunda-feira (12), policiais bloquearam a avenida Tapajós, uma das mais importantes da cidade, exigindo a atualização de promoções por tempo de serviço.

No dia seguinte, Amazonino assinou a promoção de 2.096 policiais militares, mas as lideranças do movimento afirmaram que a medida foi insuficiente.

Em entrevista à TV A Crítica, o secretário de Segurança Pública, Bosco Saraiva, disse que possui um plano B e C e prometeu colocar a Polícia Civil nas ruas. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.