Descrição de chapéu polícia civil polícia

Desmanche ilegal de carros de luxo é descoberto em São Paulo

Local tinha um dispositivo que bloqueava o sinal de rastreadores

São Paulo | UOL

Uma ação do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), da Polícia Civil, localizou um desmanche ilegal de carros de luxo que estaria ligado à facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), na Vila Invernada, zona leste da cidade de São Paulo, na manhã de terça (24).

"Essa turma toda está envolvida com a maior organização criminosa da capital [PCC], com certeza. Eu acho que em breve vamos ter notícias de colaboração premiada favorável para chegarmos em informações mais privilegiadas", disse o delegado da 6ª delegacia do Patrimônio, Evandro Luiz Mello Lemos.

No local, na rua Capitão Lorena, foram encontrados oito carros de luxo, como SUV's e BMW. Além disso, o Deic também encontrou diversas ferramentas e maquinários utilizados para retirar as peças dos carros e um dispositivo que impedia a localização pelo sistema GPS dos veículos.

Ainda segundo Mello Lemos, o desmonte tem como objetivo vender as peças para outros estabelecimentos e, com esse dinheiro, fazer a manutenção da estrutura criminosa, tais como o pagamento de rifas (taxas que devem ser pagas pelos integrantes para poderem justificar as despesas com advogados, viagens e manutenção de equipamentos).

O delegado disse que o flagrante é fruto de uma investigação que durou uma semana. Às 6h da manhã desta terça, os policiais teriam recebido a informação de um roubo de três veículos que, após a denúncia, começaram a ser monitorados pelo GPS.

Em certo ponto da investigação, já próximo ao local do desmanche, tanto o monitoramento dos carros quanto os celulares dos policiais presentes na operação tiveram o sinal interrompido. Ao ouvirem barulhos de corte de metais e de mobilização dentro de uma garagem, os agentes estouraram a porta e prenderam os suspeitos em flagrante desmontando uma BMW.

Desmanche ilegal de carros é localizado em São Paulo
Desmanche ilegal de carros é localizado na Vila Invernada, zona leste de São Paulo - Divulgação/Polícia Civil

Além do maquinário usado para desmontar os carros, também foi encontrado um dispositivo que bloqueava o sinal de rastreadores. A Polícia Civil agora tenta identificar os receptadores dos carros e quem fazia os roubos.

Os quatro detidos vão responder na Justiça pelos crimes de receptação e organização criminosa. Ambos os delitos podem levar à pena de três a oito anos de prisão, podendo ainda terem suas penas acumuladas.

No flagrante, os suspeitos ficaram em silêncio e seus advogados falaram apenas com o setor de investigação da Polícia Civil. A reportagem não conseguiu contato com as defesas deles.

LEI DO FERRO-VELHO

O então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), sancionou em 2014 uma lei que visa acabar com o comércio irregular de peças de veículos no estado.

Ela impede, por exemplo, que empresários com antecedentes criminais tenham desmanches. As empresas têm que se cadastrar no Detran e na Secretaria da Fazenda, além de cumprir uma série de exigências.

De lá para cá passou a ser obrigatório um controle de cada item do estoque, com sistema de rastreabilidade com todas as informações de qual veículo a peça pertencia.

Quem descumprir as normas fica impedido de atuar no ramo.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.