São Paulo

O governo Geraldo Alckmin (PSDB) entregará nesta quarta-feira (4) a estação Oscar Freire do metrô, uma das paradas da linha 4-amarela  que deveria ter ficado pronta no começo desta década.

A estação Oscar Freire, que começa a operar nesta quarta, vai ter operações restritas inicialmente, funcionando das 10h às 15h. As passagens, no entanto, serão cobradas normalmente.

Depois de um período de 15 dias, ela passará a funcionar como as demais —de domingo a sexta das 4h40 à 0h e aos sábados das 4h40 à 1h.

Em seus últimos dias no cargo, Alckmin também vai inaugurar a estação Moema, da linha 5-lilás, na quinta-feira (5), e um trecho da 15-prata do monotrilho, na sexta (6).

O tucano vai se candidatar à Presidência da República e deixará no governo paulista seu vice, Márcio França (PSB).

ATRASO

Localizada no Jardim Paulista (zona oeste), a estação Oscar Freire será a nona da linha 4-amarela, operada pela concessionária ViaQuatro.

Primeira da rede metroviária paulista a operada pela iniciativa privada, a linha teve o contrato entre o governo do Estado e a concessionária assinado em 2006.

A previsão, no início, era que as operações da primeira parte da linha começassem em 2008 (com seis estações) e a da segunda etapa, que incluía a estação Oscar Freire, em 2010. 

No ano seguinte à assinatura do contrato, no entanto, ocorreu um acidente, que abriu uma cratera na futura estação Pinheiros, matando sete pessoas. O acidente atrasou ainda mais as obras e o governo do Estado parcelou a entrega das estações da primeira fase entre 2010 e 2011. 

Em março de 2012, teve início as obras da segunda fase da linha (Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia). O governo achava que, ainda com o estádio do Morumbi cotado para ser a sede paulista na Copa-2014, a linha 4 chegaria até o bairro a tempo do evento.

A primeira estação da segunda etapa da linha amarela, a Fradique Coutinho, porém, foi inaugurada apenas em novembro de 2014. Ainda pendentes, as estações São Paulo-Morumbi, prevista para julho deste ano, e Vila Sônia, prevista para o final de 2019. 

INAUGURAÇÕES

No último final de semana, Alckmin já tinha inaugurado um trecho da linha 13-jade da CPTM, entre as estações Engenheiro Goulart, Guarulhos-Cecap e Guarulhos-Aeroporto. No início do mês foi a vez da estação Eucaliptos, da linha 5-lilás, e em janeiro, da estação Higienópolis-Mackenzie, da linha 4-amarela. 

Ainda devem ser inauguradas no segundo semestre, já com Marcio França como governador, a estação Morumbi, da linha 17-ouro (monotrilho); as estações Santa Cruz, Chácara Klabin, Campo Belo e AACD-Servidor, da linha 5-lilás; as estações Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus, da linha 15-prata (monotrilho); e as estações Mendes e Varginha, da linha 9-esmeralda da CPTM. 
 
 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.