Incêndio em presídio do RS mata cinco detentos e fere outros sete

Fogo se alastrou por ala de presos provisórios; dois agentes ficaram feridos

Foto mostra a entrada da  Penitenciária Estadual de Rio Grande, onde incêndio matou 5 presos em ala do semiaberto nesta quinta (5)
Entrada da Penitenciária Estadual de Rio Grande, onde incêndio matou 5 presos em ala do semiaberto nesta quinta (5) - Divulgação/Susepe
Dhiego Maia
São Paulo

Um incêndio deixou ao menos cinco presos mortos e outros sete feridos na Penitenciária Estadual de Rio Grande, cidade a 334 km de Porto Alegre. Dois agentes penitenciários também se feriram.

O fogo teve início por volta das 3h30 desta quinta-feira (5) e se alastrou pelos alojamentos 1 e 2 do prédio anexo ao presídio que abriga detentos do regime semiaberto.

O Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul já periciou o local e constatou que o incêndio foi criminoso. De acordo com o laudo, os detentos juntaram os fios de eletricidade expostos nos alojamentos e atearam fogo.

Bombeiros passaram a maior parte da madrugada combatendo as chamas, que foram controladas no início da manhã desta quinta. Os sobreviventes —presos e agentes— foram resgatados pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e levados para a Santa Casa de Misericórdia da cidade. O estado de saúde deles não foi divulgado.

A unidade que abriga presos provisórios tinha capacidade para 120 detentos, mas, antes do incêndio, contava com 165 homens.

A Polícia Civil investigará as causas do incêndio. A Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários), órgão do governo gaúcho que administra os presídios do estado, informou que também abriu uma investigação para identificar e aplicar medidas disciplinares contra os envolvidos.

CURTO-CIRCUITO

No último domingo (1º), um curto-circuito causou um princípio de incêndio no mesmo pavilhão da unidade prisional onde o fogo deixou mortos e feridos nesta quinta. As chamas foram controladas e naquela ocasião ninguém se feriu, informou a Susepe.


PRESOS MORTOS

1) Vinicius da Silva Alves
2) Paulo Ismael Areva Ferreira
3) Diego Marcelino Ferreira
4) Dionatha Garcia Martins
5) Israel Freitas da Silva

FERIDOS

1) Rafael Silva de Quadros
2) Claudiomar Jair da Silva Acosta
3) Jeferson Mateus Garcia Monteiro
4) Christian Aguiar Nunes
5) Johnni Castro Gutierres
6) Lázaro Altair de Castro Lopes
7) Pablo Greque da Motta

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.