Mortes: Mestre do texto, jornalista formou gerações de repórteres

Luiz Garcia criou o manual de redação de O Globo e foi editor de opinião do jornal

São Paulo

Luiz Garcia foi foca da Tribuna da Imprensa quando tinha 17 anos. Tímido, logo percebeu que não levava jeito para a reportagem. "Era uma porcaria de repórter. Então, eu me refugiava no texto para compensar minhas deficiências na apuração" disse numa entrevista em 2005.

A descoberta precoce da vocação gerou um dos mais importantes textos da imprensa brasileira.

O jornalista Luiz Garcia, do jornal O Globo
O jornalista Luiz Garcia, do jornal O Globo - Reprodução Globo

Jornalista do jornal O Globo entre 1974 e 2015 (teve também uma rápida passagem em 1961), Garcia se notabilizou como editor de opinião e pela crítica diária sobre o que era publicado no jornal.

Inicialmente intitulada "Algumas observações sobre o jornal de hoje", a resenha logo passou a ser chamada apenas de "Algumas". Originalmente restrita à Redação, passou a ser publicada na edição impressa a partir de 1999.

A experiência adquirida ao longo dos anos (também trabalhou em O Estado de S. Paulo e na revista Veja) e a compreensão do ofício fez do seu nome o mais adequado para conceber o "Manual de Redação e Estilo" do jornal, lançado em 1992.

Além de também ter sido responsável pelo programa de estágio da publicação carioca, fazia o controle de qualidade dos textos dos colegas. 

"Ele era uma referência dentro do Globo. Tirava dúvidas dos repórteres, quando os editores tinham alguma ideia iam até ele para compartilhá-la" diz Aluizio Maranhão, que o sucedeu na chefia de editoria de opinião em 2001, quando Garcia passou a se dedicar à sua coluna.

Morreu na terça-feira (3), aos 81, após uma parada cardiorrespiratória. Também padecia do mal de Alzheimer. Deixa mulher e dois filhos.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.