Amendoim e suco escondiam cocaína no porto de Santos

Contêineres tinham 828 kg da droga; estratégia têm se repetido

Marcelo Toledo
Ribeirão Preto

Dois contêineres contendo suco de laranja e amendoim escondiam 828,7 quilos de cocaína no porto de Santos. A droga foi apreendida nesta sexta-feira (15) em duas operações, antes que as cargas partissem com destino a portos europeus.

Na maior apreensão, 612 quilos de cocaína estavam escondidos em um contêiner carregado com tambores contendo suco de laranja concentrado. Em cinco dos tambores, de acordo com a Receita Federal, o suco foi substituído por cocaína, que tinha como destino o porto de Roterdã (Holanda).

A suspeita é que a droga tenha sido inserida sem conhecimento do proprietário do contêiner, num esquema conhecido como “rip-off loading”.

Na madrugada desta sexta, uma operação conjunta envolvendo PF (Polícia Federal), Receita, Polícia Militar e Guarda Portuária resultou na apreensão de outros 216,7 quilos de cocaína no porto.

A droga estava num contêiner com sinais de violação embarcado no porto de Zarate (Argentina). O destino final seria Antuérpia (Bélgica).O contêiner, com amendoins, foi aberto à 0h40 e a droga foi encontrada perto da porta, dentro de seis bolsas esportivas.

Como foram achados mosquetões no local, agentes que participaram da apreensão acreditam que a droga foi içada até o navio.

Nos dois casos, a droga foi encaminhada à PF de Santos, que investigará os crimes.

Em maio, num intervalo de apenas uma semana, a Receita Federal já tinha apreendido cerca de uma tonelada de cocaína no porto de Santos, escondida em contêineres de limão taiti e açúcar que tinham como destinos países europeus.

Contêineres com produtos como açúcar, sal, café, amendoim, fubá, miúdos de frango e até cabeças de suíno com focinho têm sido usados para esconder cocaína que traficantes tentam exportar a partir do porto de Santos, o principal do país e por onde passa cerca de 30% do comércio exterior brasileiro.

Neste ano, já são 16 as grandes apreensões de cocaína no porto, que somam 6,2 toneladas de cocaína. O volume cresce a cada ano.

Enquanto em 2016 foram apreendidas 10,6 toneladas de cocaína, no ano passado o volume alcançou 11,5 toneladas, segundo dados da Receita Federal.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.