Descrição de chapéu Obituário Deborah Porto Alegre Soares (1917 - 2019)

Mortes: Amiga de Tancredo, centenária gostava de política e jardinagem

Vaidosa, Deborah manteve o zelo com o visual até os 101 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Deborah estava sempre impecável: cabelo arrumado, maquiagem, blusa combinando com a saia e salto alto. E ai das filhas e netas se não estivessem na beca. "É obrigação da mulher se cuidar", dizia ela, que manteve o zelo com o visual até os 101 anos. Só não usava xale, "coisa de velhinho".

Apenas o desleixo era capaz de tirá-la do sério. Biá, como era chamada pelos sobrinhos, estava sempre de bom humor, sorridente e disposta a cuidar dos outros. 

Deborah Porto Alegre Soares fazia questão de estar sempre impecável
Deborah Porto Alegre Soares fazia questão de estar sempre impecável - Reprodução/Arquivo Pessoal

Filha de pai militar, Deborah passou a infância mudando de cidade com os três irmãos --era a caçula. Morou no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais, onde foi vizinha de Tancredo Neves (1910-1985).

Conheceu o marido da janela de casa, no Rio. Todos os dias, ele passava por lá e flertava com a moça. O romance a distância durou sete anos. Só a pediu em casamento quando se formou médico. Ficaram a sós pela primeira vez em um trem a caminho da lua de mel. 

Era fascinada por política. Foi próxima de Tancredo, trabalhou como cabo eleitoral de Ulysses Guimarães e estava sempre atualizada sobre as notícias de Brasília. Ficava inconformada quando os filhos não estavam por dentro dos assuntos.

Adorava cuidar de jardins. Quando ia à casa da filha Elizabeth, dava um jeito em todas as plantas. 
Uma das maiores preocupações era dar trabalho para a família. Fazia questão de manter a independência. Após a morte do marido, em 1990, morou sozinha até os 95 anos. 

Costumava dizer que Deus havia se esquecido dela. A festa de 102 anos, em maio, já estava planejada. Deborah morreu no dia 24 de março, em decorrência de uma pneumonia. Deixa seis filhos, 17 netos, 17 bisnetos.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas​​ 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.