Descrição de chapéu Chuvas

Primeira onda de frio chega a SP e derruba temperaturas, causa chuva e alaga ruas

Cidade chegou a registrar 28 pontos de alagamentos nesta quinta-feira (4), segundo a prefeitura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A primeira onda de frio neste inverno, estação que começou no dia 21 de junho, chegou na madrugada desta quinta-feira (4) na capital paulista.

A frente fria derrubou as temperaturas e provocou chuva desde o início da manhã. Às 19h, a cidade ainda tinha 6 pontos de alagamento, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), órgão da prefeitura. Com exceção da zona oeste, todas as regiões da cidade tinham ocorrências. 

O aguaceiro foi um empecilho no caminho do paulistano para ir e voltar do trabalho.

Por volta das 6h desta quinta foram registrados 28 pontos de alagamento em todas as regiões da cidade de São Paulo. Três horas depois, às 9h, eram 8 pontos de alagamento

A chuva se intensificou às 10h20 e colocou as regiões norte, sul, leste, oeste e sudeste, além de áreas das marginais Tietê e Pinheiros, em estado de atenção para alagamentos. À noite, às 20h28, todas essas regiões seguiam nesse estado, incluindo também o centro. 

A chuva quebrou uma sequência de 28 dias de tempo seco e baixa umidade na capital —não chovia desde o dia 5 de junho, segundo o CGE.

Segundo dados parciais da prefeitura, até as 10h42 havia chovido 27,7 mm. A média para o mês de julho é de 43,5 mm. Freguesia do Ó, Jabaquara, Santo Amaro, Butantã e Pinheiros registraram os maiores volumes de chuva na manhã desta quinta.

A temperatura atingiu 15°C na madrugada, mas esse índice pode cair um pouco mais à noite, quando são esperados 13°C. O tempo fechado e chuvoso deve inibir a elevação da temperatura ao longo do dia.

A máxima não deve superar os 21°C, e a umidade estará acima dos 55%.

Segundo meteorologistas consultados pela Folha, as temperaturas continuarão baixas nos próximos dias. Há previsão de recorde de temperatura mínima na cidade de São Paulo no final de semana.

A menor temperatura prevista na cidade deve ser de 6°C no sábado (6). Em bairros mais afastados, o índice previsto deve ser ainda menor.

A temperatura mínima mais baixa deste ano ocorreu no dia 9 de junho, quando a cidade marcou 9,4°C de média, enquanto em Engenheiro Marsilac (zona sul), o índice foi ainda menor, com 3,5°C, afirma o CGE.

A chuva continua nesta sexta-feira (5), da madrugada até o fim da tarde. A temperatura mínima será de 11°C e a máxima, de 15°C. No sábado, a maior temperatura do dia não deve passar dos 15°C.

“A sensação de frio será potencializada em função do ar frio polar e dos ventos que sopram do quadrante sul/sudeste. O sábado vai terminar sem previsão de chuvas”, diz o CGE.

Termômetro registra -2º C em São Joaquim (SC), na manhã desta quinta-feira (4)
Termômetro registra -2º C em São Joaquim (SC), na manhã desta quinta-feira (4) - Wagner Urbano/Futura Press/Folhapress

FRIACA PELO PAÍS

A massa de ar polar também derrubou as temperaturas nas regiões Sul e Centro-Oeste nesta quinta, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), órgão responsável por monitorar as condições climáticas do país.

Temperaturas abaixo de 0°C foram registradas nas áreas de serra e planalto do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Nos três estados, a previsão é de que os termômetros alcancem -5°C  entre a manhã desta quinta e o domingo (7).

O frio mais intenso também deve atingir áreas de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul no final de semana. As mínimas previstas para as primeiras horas do dia são de 5°C. 

Na região Sul, o pico de frio deve ocorrer até sábado. Nas outras regiões, as temperaturas mais baixas serão no final de semana com aumento gradual a partir da próxima segunda-feira (8).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.