Descrição de chapéu Obituário FERNANDO jOSÉ DE NÓBREGA (1930 - 2019)

Mortes: Tio de Carlos de Nóbrega, foi mestre da pediatria

Auxiliou na capacitação e formação de médicos pelo Brasil e contribuiu para pesquisas em pediatria

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A pediatria brasileira perdeu seu mestre. Fernando José de Nóbrega morreu no dia 19 de novembro, aos 89 anos, por falência múltipla de órgãos. 

Idealista e realizador, usou a técnica e o talento para salvar vidas, auxiliou na capacitação e formação de muitos médicos pelo Brasil afora e contribuiu para importantes pesquisas na pediatria, como o teste do pezinho, por exemplo. 

Fernando José de Nóbrega (1930-2019)
Fernando José de Nóbrega (1930-2019) - Arquivo pessoal

Nascido na cidade do Rio de Janeiro, em 1930, viveu sua infância em Niterói, na região metropolitana. Lá, estudou na Faculdade Fluminense de Medicina. Após se formar médico, mudou-se para São Paulo. 
“Meu pai era proativo. Um pesquisador e estudioso compulsivo, porque estava sempre em busca do conhecimento e pensava à frente do mercado”, diz o filho, o empresário Lalo Zanini, 53.

Fernando nunca enxergou o final da sua trajetória profissional. Ainda participava de projetos, consultorias, e ministrava aulas como professor convidado em várias instituições dentro e fora do país. 

Zanini não se encantou pela medicina, mas o pai adorava a gastronomia, seu ramo de trabalho. “Ele era um gourmet. Apreciava a boa comida e os vinhos”, relata. Sempre que possível, viajava à Portugal, país considerado como sua segunda pátria. 

Fernando era tio de Carlos Alberto de Nóbrega, o apresentador de “A Praça é Nossa” (SBT). O humorista usou as redes sociais para anunciar a partida do pediatra. “Não sei quem eu perdi hoje: se foi meu segundo pai, meu tio mais amado ou o meu melhor amigo...”. 

“Meu pai foi um presente na vida da família e dos amigos”, afirma Zanini. Fernando deixa a mulher, sete filhos, seis netos e dois bisnetos.

Fernando José de Nóbrega (1930-2019) e o sobrinho Carlos Alberto de Nóbrega
Fernando José de Nóbrega (1930-2019) e o sobrinho Carlos Alberto de Nóbrega - Arquivo pessoal
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.