Ônibus com 42 adolescentes capota na Rio-Santos; uma pessoa morre

Entre os 12 feridos, dois estão em estado gravíssimo, dizem bombeiros

São Paulo

Um ônibus com 42 adolescentes capotou no sábado (30) de manhã na estrada Rio-Santos, em Boiçucanga, distrito de São Sebastião (litoral norte de São Paulo). O acidente provocou a morte de uma adolescente de 13 anos.

O ônibus transportava o time Athenas Rugby, de Itanhaém (SP), rumo a Ilhabela (SP), onde seria realizado um evento esportivo em Ilhabela. 

Segundo os bombeiros, a suspeita é que o ônibus tenha perdido o freio em uma curva da Rio-Santos. A perícia vai analisar o que causou o acidente, na serra entre Boiçucanga e Maresias, no  Km 157,5 , pista leste da rodovia Doutor Manuel Hipólito Rego (nome oficial estrada). 

à direita, bombeiro traja uniforme de resgate preto com listras em amarelo florescente. Atrás dele está um ônibus tombado
Ônibus com 42 jovens que seguiam para jogo de rugby capotou na estrada Rio-Santos na altura de São Sebastião (SP) - Divulgação

Segundo a Prefeitura de São Sebastião, havia 46 pessoas no ônibus. Eram três técnicos, duas crianças e as demais eram atletas de 13 a 20 anos. Diferentemente dos bombeiros, a nota da prefeitura cita 41 adolescentes, não 42. 

O acidente matou a adolescente Lays Prado Luz, que jogava no rugby no Athenas. Duas vítimas foram internadas em estado grave, uma delas com fratura no maxilar. 

Uma das vítimas graves foi transferida, no helicóptero Águia da Polícia Militar, para o Hospital da Vila Industrial de São José dos Campos. 

Segundo nota da Prefeitura de São Sebastião, 12 pessoas foram atendidas no Hospital das Clínicas da cidade, duas passaram por cirurgia, três tiveram alta e sete estavam em observação. Outras 26 passaram por atendimento psicológico em um centro especializado em Boiçucanga. 

Segundo parentes de adolescentes que estavam no ônibus, os acidentados em situação mais grave eram os que estavam na frente do veículo. ​

Um vídeo publicado por um parente de uma das vítimas dos acidente mostra os jovens sentados na estrada após o acidente. Tio de uma das vítimas, o técnico em informática Alex Oliveira, que postou as imagens, afirmou que o sobrinho escapou sem ferimentos graves do acidente, mas está em estado de choque.

A vítima fatal, Lays Prado Luz, recebeu diversas homenagens nas redes sociais. Após o acidente, atletas que disputavam o evento esportivo em Ilhabela prestaram homenagem às vítimas. 

A reportagem procurou o time Athenas por telefone, mas não obteve resposta. 

A Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) informou que o ônibus envolvido no acidente não tem autorização legal do órgão para o transporte de passageiros. "O veículo e a empresa RTK Transportes não estão cadastrados na Artesp", diz a nota. 

A reportagem não localizou nenhum responsável pela empresa neste sábado (30). 

"A utilização de transporte irregular traz riscos para os passageiros, já que os veículos não passam pelas vistorias exigidas pela Artesp para atuar no segmento, além de não haver a garantia de que o motorista está devidamente habilitado para a prestação do serviço", acrescenta o comunicado da Artesp. 

Com UOL

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.