Descrição de chapéu Obituário Marcello Giovanni Tassara (1933 - 2020)

Mortes: Foi pioneiro no ensino do cinema de animação

Marcello Giovanni Tassara ingressou como professor na ECA em 1969, onde colaborou para a criação do curso de Cinema

São Paulo

O mundo de possibilidades que se abriu na vida do italiano Marcello Giovanni Tassara foi tão infinito quanto o universo que ele admirava.

Nascido em Gênova, Marcello veio ao Brasil aos seis anos. O fascínio pela ciência o levou à faculdade de física na USP.

Lá, conheceu a única e eterna namorada, Eda Terezinha de Oliveira Tassara. Eles tiveram dois filhos.

Marcello Giovanni Tassara (1933-2020)
Marcello Giovanni Tassara (1933-2020) - Arquivo pessoal

Segundo a filha, a cineasta Helena Tassara, 58, Marcello gostava de contar histórias de galáxias e estrelas aos filhos enquanto crianças, assim como fez com os netos. A paixão pelo assunto também foi motivadora dos contos de ficção científica que escreveu.

Na USP, trabalhou um período no acelerador de partículas e depois partiu para a produção de animações para o ensino da disciplina.

Além da graduação em Física, Marcello cursou Publicidade na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Fez mestrado e doutorado na ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP e pós-doutorados no exterior.

De alma inquieta e criativa, para levar sua genialidade ao cinema de animação foi um instante. As produções se iniciaram em 1959. Uma das primeiras e mais conhecidas foi para a Fiat Lux. Nas mãos de Marcello, os palitos de fósforo da marca ganharam vida, marcharam e jogaram futebol.

Pioneiro nos estudos acadêmicos do cinema de animação, ingressou como professor na ECA em 1969, onde colaborou para a criação do curso de Cinema e na formação de centenas de cineastas.

A seus alunos e filhos, ensinou a nunca desistir e a atuar com alegria. Como cineasta, produziu cerca de 70 filmes e foi premiado no Brasil e no exterior.

Marcello Giovanni Tassara morreu dia 18 de maio, aos 86 anos, por complicações de câncer no pâncreas. Deixa esposa, dois filhos, genro, nora e quatro netos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.