Descrição de chapéu Coronavírus Natal

Veja como ajudar quem precisa neste Natal

Mesmo com distanciamento social e com a falta de dinheiro, é possível exercer a solidariedade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Juliana Mesquita
São Paulo

Devido ao distanciamento social recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para contenção da pandemia de Covid-19, as reuniões familiares devem estar mais vazias neste Natal. No meio disso, muitas famílias viram sua renda despencar ao perderem seus empregos. Porém, mesmo com esse cenário, ainda é possível encontrar espaço e formas de ajudar quem mais necessita.

Na cidade de São Paulo, as opções são variadas: desde crianças até idosos podem ter um Natal mais especial com a sua ajuda. Além da colaboração financeira, há outras formas de impulsionar as campanhas de diversas entidades.

Veja algumas opções de instituições e como ajudar

Núcleo Assistencial Anjos da Noite

Fundada há 31 anos por Kaká Ferreira e José Amato, a instituição atua no auxílio aos moradores de rua.

Antes da pandemia, eles contavam com cerca de 200 voluntários, que eram responsáveis pela preparação e distribuição das refeições. Hoje, são 40.

Além de marmitas, eles distribuem material de higiene (que atualmente inclui álcool em gel e máscara), cobertores, roupas e calçados.

Os organizadores preparam uma ceia no dia 24. “A ideia da gente é fazer pernil, farofa, arroz, feijão, uma salada e água. Também estamos tentando conseguir maçã para a sobremesa.”

O trabalho feito pelo Núcleo Assistencial tem que ser presencial, mas tudo, claro, é feito com segurança. “O nosso protocolo é o uso do álcool em gel, máscara e luva”, diz Kaká.

Viatura dos Anjos da Noite com presentes doados por empresa
Viatura dos Anjos da Noite com presentes doados por empresa - Divulgação/Anjos da Noite

Como ajudar?

Doando qualquer valor para:

Banco do Brasil
Agência: 1812-0
Conta: 940709-X
CNPJ: 67.637.231/0001-81
Beneficiário: Núcleo Assistencial Anjos da Noite

Pode-se ajudar ainda com a doação de alimentos não perecíveis, material de limpeza, roupas, calçados, cobertores e insumos para as marmitas. Os itens devem ser entregues na sede da Instituição, que fica localizada na Rua José Teixeira da Silva, 15, no Parque das Paineiras. Contato: 11-98160-8407 ou pelo site da Anjos da Noite.

Assumme - Associação Para Um Mundo Melhor

Fundada em 2014, a Assumme é uma associação de voluntários com foco no cuidado e na proteção dos idosos. A entidade atua no suporte de abrigos de pequeno porte que possuem receitas muito aquém de suas necessidades. Todos os meses a associação provê aos abrigos um kit básico de mantimentos, fraldas geriátricas, produtos de higiene e de limpeza.

Além de fornecer os itens, os voluntários da Assumme promovem interações com os idosos, que incluem shows de música popular e roda de viola e violão.

Neste ano, a Instituição já conta com a sétima edição do Natal “Velho Amigo Feliz”, que tem o objetivo de atender quatro abrigos e quase cem idosos. Por causa da pandemia, não haverá interação presencial, mas os idosos terão festas online e a entrega de sacolinhas com presentes.

Para Souza, presidente da Assumme, não há tristeza nesse trabalho. “A gente chegava no abrigo bagunçando mesmo. Eles dançam com a gente; é viola, violão, pandeiro”, diz.

Evento de Natal da Assumme no abrigo Deus é Fiel, em 2019
Evento de Natal da Assumme no abrigo Deus é Fiel, em 2019 - Divulgação/Assumme

Como ajudar?

Doando qualquer valor para:

Banco do Brasil
Agência: 1545-8
Conta: 21.537-6
CNPJ: 20.499.475/0001-81
Beneficiário: Assumme

Banco Itaú
Agência: 0360
Conta: 07.777-0
CNPJ: 20.449.475/001-81
Beneficiário: Assumme

A Instituição também recebe mantimentos, fraldas geriátricas (de preferência, M e G), produtos de higiene pessoal (creme hidratante, xampu, sabonete) e produtos de limpeza. Os itens podem ser retirados pelos voluntários (na cidade de São Paulo) ou entregues no endereço Rua Calasans, 200, na Vila Santa Catarina. Contato: 11-97087-7122 ou pelo site da Assumme.

Profissionais podem doar seu tempo e conhecimento. Enfermeiros, médicos, faxineiros, administradores, advogados, músicos e atores são bem-vindos para participar de visitas às instituições.

Associação Casa dos Deficientes de Ermelino Matarazzo (ACDEM)

Inaugurada em 1989, a ACDEM atende atualmente 777 pessoas com deficiência intelectual, associada ou não a outras deficiências. A Instituição conta com sete unidades (todas na região de Ermelino Matarazzo), onde são fornecidas refeições, tratamento em psicologia ocupacional, além de apoio pedagógico.

A entidade também realiza festas para as crianças, porém, com a pandemia, os eventos foram cancelados. “As doações caíram muito, a gente não está conseguindo contato com as empresas e as pessoas físicas. Foi um ano bem difícil”, diz Patrícia Alves de Azevedo, assistente administrativa da ACDEM.

A Campanha de Natal vai até o dia 22, mas as doações podem ser recebidas a qualquer momento.

Como ajudar?

Doando qualquer valor para:

Banco Itaú
Agência: 6940
Conta Corrente: 03030-4
CNPJ: 61.058.475/0001-23
Beneficiário: ACDEM

​Banco Bradesco
Agência: 1495-8
Conta Corrente: 29867-0
CNPJ: 61.058.475/0001-23
Beneficiário: ACDEM

Banco do Brasil
Agência: 3107-0
Conta Corrente: 20514-1
CNPJ: 61.058.475/0001-23
Beneficiário: ACDEM

Também podem ser doados alimentos, materiais de higiene e limpeza, roupas e brinquedos. A sede da ACDEM fica localizada na Rua Miguel Rachid, 596, no Ermelino Matarazzo. Contato: 11-3657-4905 ou pelo site da ACDEM.

Compartilhar o trabalho da Associação nas redes sociais também auxilia na divulgação.

Ação da Cidadania

Fundada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, a Ação da Cidadania tem como seu objetivo o combate à fome e, para isso, faz a distribuição de cestas básicas às famílias que precisam.

“A situação da fome no Brasil é muito dramática. Já era antes da Covid um problema gravíssimo. E a gente entende que ano que vem a situação possa ser pior”, diz Rodrigo Afonso, diretor executivo da entidade.

A Instituição já atua em todos os estados brasileiros e com a campanha Natal Sem Fome tem como meta ajudar cerca de 200 mil famílias em todo o país.

Como ajudar?

A Organização oferece várias formas para colaborar com a campanha. Para doação em dinheiro, é possível utilizar cartão de crédito, boleto bancário ou transferência bancária. Além disso, a Ação da Cidadania também recebe alimentos em seus diversos postos de coleta distribuídos pela cidade de São Paulo. Todas as informações estão no site do Natal Sem Fome.

Outra forma de colaborar é se tornar um embaixador da causa. Qualquer pessoa pode criar uma página de arrecadação para o Natal Sem Fome. Também há a opção de tornar a sua casa ou empresa em um ponto de coleta de alimentos. Além disso, divulgar a campanha nas redes sociais auxilia no projeto. Todas essas informações e o passo a passo de como se voluntariar podem ser encontrados no site.

Erramos: o texto foi alterado

O CNPJ da instituição Assumme estava incorreto na primeira versão deste texto. O erro foi corrigido.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.