Descrição de chapéu Coronavírus

Lentidão no trânsito de SP diminui em comparação com a semana passada

Média de isolamento social calculada pelo governo paulista, porém, não teve mudanças significativas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A antecipação dos feriados na capital paulista diminuiu o trânsito na cidade de São Paulo, de acordo com dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). O índice de isolamento social calculado pelo governo paulista, no entanto, não registrou mudanças significativas.

Nesta quarta-feira (31), a média de lentidão foi de 11 km —na semana passada (24), foram registrados 21 km de lentidão. Na quarta anterior (17), foram 15 km.

Cerca de 1,26 milhão de pessoas circulou nos ônibus nesta quarta, enquanto na quarta-feira passada esse número foi de 1,44 milhão. Na semana anterior eram 1,51 milhão de passageiros. Em todos os dias foram usados 11.308 ônibus.

A média de isolamento social foi de 43% nesta quarta, um ponto percentual a mais do que na quarta passada, quando o sistema do governo registrou 42%. Na quarta anterior, o nível também ficou em 43%. Em todo o estado, a média foi de 43% nesta quarta, a mesma das últimas duas quartas-feiras.

Desde as 20h do dia 15 de março o estado de São Paulo está na fase emergencial, a etapa mais dura desde o início da pandemia. Ela impõe medidas mais restritivas como, por exemplo, o toque de recolher das 20h até as 5h do dia seguinte, limita o funcionamento de serviços essenciais, proíbe cerimônias religiosas e determina o teletrabalho (home office) para atividades administrativas não essenciais como órgãos públicos e escritórios.

A fase estava prevista para acabar no dia 30 de março, mas foi prorrogada até o dia 11 de abril porque o governo paulista não atingiu os objetivos estabelecidos. A decisão veio após a orientação dos técnicos do centro de contingência contra o coronavírus, por entenderem que o estado entrou em colapso.

Os leitos de UTI (unidade de terapia intensiva) dedicados a pacientes com Covid-19 têm ocupação de 92,2% no estado e de 92,7% na região metropolitana da capital. Na quarta passada, a lotação era de 91,6% tanto no estado como na Grande São Paulo.

Já a ocupação dos leitos de enfermaria está em 80,1% no estado e 83,9% na região metropolitana. Na semana passada, os valores eram de 82,7% no estado e 87,3% na Grande São Paulo.

Foram registrados 1.160 novos óbitos em decorrência da Covid-19 nesta quarta-feira. Até agora, foram registrados 75.734 mortes e cerca de 2,4 milhões de casos da doença em São Paulo. A letalidade no estado é de 3%, enquanto no país, de 2,5%.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.