Descrição de chapéu Obituário Dalva Ivete de Jesus (1943 - 2021)

Mortes: Doce e determinada, foi a mãe dos moradores de rua

Dalva Ivete de Jesus foi incansável na defesa da população em situação de rua

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O título que melhor resume a vida da religiosa da Fraternidade das Oblatas de São Bento, irmã Dalva Ivete de Jesus, é mãe de moradores em situação de rua.

“Ela era generosa, doce e ao mesmo tempo a mais brava do mundo”, segundo a instrumentadora cirúrgica Marta do Amaral de Souza Aranha Troster, 58.

Irmã Ivete, como era conhecida, precisava desse contraste em sua personalidade para lutar diariamente pela justiça e proteção dos menos favorecidos. Disciplina, determinação e alegria a guiavam na missão.

Dalva Ivete de Jesus (1943-2021)
Dalva Ivete de Jesus (1943-2021) - Dalva Ivete de Jesus no Facebook

Irmã Ivete nasceu em Santos (a 72 km de SP), morou em Pedro de Toledo (a 145 km de SP) e depois mudou-se para São Paulo. Segundo Wilma Conceição de Jesus, sua irmã sempre teve o dom de ajudar ao próximo.

Na década de 1950, foi uma das fundadoras da OAF (Organização de Auxílio Fraterno), entidade que começou com trabalho em prol de presos, crianças e atualmente atende população de rua e vulneráveis no centro de São Paulo.

Com veia artística aflorada, Ivete fundou a Casa Cor da Rua, onde ensinava uma combinação entre arte e artesanato com o material dos catadores. A oficina tornou-se um espaço de acolhimento, alegria e beleza, assim como de geração de renda.

“A dignidade que essas peças recuperam pela força do trabalho humano não deixa de ser uma metáfora da vida do morador de rua e de suas possibilidades”, disse irmã Ivete quando falou sobre o assunto à Folha.

Soma-se ao seu legado a paixão pela população de rua, o amor ao próximo e o trabalho incessante na luta pela justiça social.

Dalva Ivete de Jesus morreu dia 14 de julho, aos 78. De acordo com Wilma, o seu estado de saúde estava bastante debilitado. Deixa cinco irmãos e sobrinhos.

Atendendo ao seu desejo, as cinzas do corpo de irmã Ivete serão lançadas ao mar, em Santos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.