Descrição de chapéu Mobilidade

Alexandre Baldy deixa Secretaria dos Transportes em SP para se candidatar

Objetivo é vaga no Senado por Goiás; ex-secretário chegou a ser preso pela Polícia Federal em 2020

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O secretário estadual dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy, pediu demissão nesta segunda-feira (18). O motivo para abandonar o cargo é a intenção de se pré-candidatar a uma vaga no senado, por Goiás, nas eleições de 2022.

O secretário-executivo Paulo Galli assume interinamente a pasta.

Baldy chegou à secretaria em 2019, com João Doria (PSDB) à frente do Palácio dos Bandeirantes.

A trajetória nos Transportes Metropolitanos de São Paulo teve, em agosto de 2020, o momento mais crítico.

Baldy pediu afastamento após ser preso pela Polícia Federal sob a acusação, que ele nega, de envolvimento em esquemas na área da saúde em anos anteriores, sem relação com a sua passagem pelo governo paulista .

Foi solto por determinação do ministro Gilmar Mendes logo na sequência. Baldy foi também deputado federal por Goiás e ministro das Cidades na gestão Michel Temer (MDB).

Além da prisão, Baldy foi alvo de busca e apreensão pela PF, que encontrou R$ 200 mil em dinheiro vivo, divididos em duas casas mantidas por ele em Brasília (DF) e em Goiânia (GO).

Ele disse então que “cada centavo” encontrado nos imóveis estava declarado no Imposto de Renda e que o dinheiro era “fruto de trabalho, suado, lícito e moralmente correto”.

Alexandre Baldy, secretário de Transportes Metropolitanos do estado de São Paulo, durante evento - Lucas Seixas - 28.ago.2019/Folhapress

Nesta segunda, com a despedida, o governo estadual destacou que a passagem de Baldy pela secretaria teve como marcas o fato de destravar obras paralisadas, levando São Paulo a ultrapassar a marca de 100 km de metrô. Também foi citada a entrega de trens para a linha 10-turquesa.

Na carta enviada a Doria, Baldy se disse grato pela confiança e disse que conseguiu "entregar dignidade e respeito" aos trabalhadores que usam, diariamente, a estrutura dos transportes metropolitanos, citando ainda a fase crítica da pandemia. "Foi em meio a minha gestão que passamos por um dos maiores desafios da humanidade, vencendo dia a dia na luta contra o coronavírus, sempre tomando atitudes pioneiras e copiadas dos demais sistemas de transportes sobre trilhos do mundo todo”, afirmou.

Em nota, Doria agradeceu a Baldy pelo período em que esteve no comando da secretaria. “Alexandre Baldy foi competente, dedicado e inovador à frente da Secretaria de Transportes Metropolitanos. Deixa amigos e um grande legado com sua atuação”, afirmou Doria.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.