Descrição de chapéu Obituário Isaac Vaissman (1922 - 2021)

Mortes: Afável e pontual, exerceu a medicina com gentileza

Isaac fundou o Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas e deu aula na UFRJ

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na data em que se comemorou o Dia do Médico —18 de outubro—, a medicina perdeu Isaac Vaissman, aos 98 anos.

O carioca se formou em 1947 na então Universidade do Brasil e especializou-se em clínica médica. Em 2000, foi eleito membro honorário da Academia Nacional de Medicina.

Isaac ministrou aulas na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro, sucessora da Univesridade do Brasil), na qual criou a disciplina de nutrologia, e na Santa Casa da Misericórdia do Rio —lá, o Instituto de Nutrição leva seu nome.

Isaac Vaissman (1922-2021)
Isaac Vaissman (1922-2021) - Arquivo pessoal

Ele também chefiou o serviço de gastroenterologia do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado e o serviço de nutrição do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, ambos no Rio, e fundou o Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas.

Segundo a Academia Nacional de Medicina, Isaac era membro da Academia Nacional de Medicina Militar e da Sociedade Brasileira de Nutrição, além de autor dos volumes 1 e 2 do livro "Temas de Nutrição e Metabolismo". O médico possui mais de 100 trabalhos científicos publicados e formou muitas gerações de médicos.

"Fui seu paciente em uma época em que a especialidade de nutrição ainda não era popular no Brasil, suprida então por endocrinologistas e clínicos. O doutor Vaissman me indicou uma dieta rigorosa. Na consulta, abria os braços e dizia: ‘doutor Israel, o senhor vai comer no almoço uma apetitosa maçã’. Falava como se fosse um manjar dos deuses", conta o professor e engenheiro Israel Blajberg, 75, presidente da Academia da História Militar Terrestre do Brasil.

Filho de um relojoeiro e de uma dona de casa, Isaac foi incentivado a estudar pelos pais.

Tornou-se um homem afável, gentil e generoso. Ajudava todos que o procuravam. Era querido e respeitado pelos pacientes e alunos, aos quais ensinou a pontualidade.

"Ninguém entrava em sua aula mesmo que estivesse apenas um segundo atrasado", conta o produtor audiovisual David Vaissman, 63, um dos filhos.

Isaac foi casado com Faiga Vaissman por quase 60 anos. Eram companheiros em todas as ocasiões, até para assistir ao noticiário na TV.

Ao longo da vida, recebeu várias homenagens, como as medalha Pedro Ernesto, Alberto Sabin e Honra ao Mérito por relevantes serviços à medicina brasileira.

Isaac Vaissman estava viúvo. Deixa três filhos, netos e bisnetos. A causa da morte não foi informada.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.