Descrição de chapéu jornalismo

Série da Folha sobre inocentes presos vence prêmio de jornalismo

Reportagens fizeram radiografia de prisões injustas no país e receberam a premiação Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A série Inocentes Presos, publicada pela Folha, venceu o prêmio Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados.

Com mais de um ano de apuração, a reportagem destrinchou cem casos de injustiças com objetivo de mostrar as causas das prisões de inocentes no Brasil. Dividido em cinco capítulos, o material trouxe um diagnóstico inédito do problema e contou histórias de vítimas de erros judiciais.

Uma das pessoas cuja história foi relatada pela Folha teve o processo anulado pelo Supremo Tribunal Federal após sete anos de prisão.

A reportagem da Folha foi feita por Artur Rodrigues, Rogério Pagnan, Rubens Valente, Henrique Santana, Karime Xavier, Luciano Veronezi, Pilker e Thiago Almeida.

Após sete anos de prisão, José Aparecido Alves Filho depois de ter sua história contada em reportagem da Folha
Após sete anos de prisão, José Aparecido Alves Filho depois de ter sua história contada em reportagem da Folha - runo Santos/ Folhapress

O Claudio Weber Abramo é a principal premiação de jornalismo de dados do Brasil, promovido pela Escola de Dados, Open Knowledge Brasil, Abraji e Transparência Brasil.

O reconhecimento teve cinco premiados. Os outros quatro são Anatomia da Rachadinha, do UOL; MonitorA, da Revista AzMina; Existe uma Wakanda Brasileira?, do Data Labe e Alma Preta; Engolindo Fumaça, do InfoAmazonia, que também foi publicada pela Folha; e Monitor Nuclear, do Núcleo Jornalismo, recebeu menção honrosa.

A série Inocentes Presos também venceu o prêmio Amaerj Patrícia Acioli de Direitos Humanos e é uma das finalistas do prêmio Gabo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.