Casa desaba em cidade da Bahia por causa das chuvas; veja vídeo

Apesar do susto, família conseguiu sair ilesa do acidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Uma casa desabou no município de Nova Canaã (a 496 km de Salvador) em razão das fortes chuvas que castigam a Bahia desde quinta-feira (23). Nas imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver a casa ruir, enquanto vizinhos registram a cena e se perguntam se os moradores conseguiram escapar.

"Meu Deus. Olha a situação. Deu tempo de o povo correr para os fundos?", questiona uma mulher. Apesar do susto, a família de quatro pessoas conseguiu sair ilesa do desabamento. Segundo a prefeitura, eles estão na casa de parentes e recebem acompanhamento psicológico.

Segundo o governo da Bahia, quem ficou sem casa em razão das chuvas está sendo encaminhado a abrigos temporários montados pelas prefeituras com o apoio do governo estadual.

Até a tarde desta terça-feira (28), a Bahia contabilizava 34.163 desabrigados e 42.929 desalojados, de acordo com dados enviados pelas prefeituras e tabulados pela Sudec (Superintendência de Proteção e Defesa Civil).

O número de municípios em situação de emergência já chega a 136. Segundo o governo, 471.786 pessoas já foram afetadas pelo desastre natural, e 21 morreram em decorrência dos temporais.

A morte mais recente ocorreu na noite de segunda-feira (27), quando um rapaz, de 19 anos, tentou atravessar uma enxurrada em Ilhéus. Desde o início das chuvas foram registradas mortes em: Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (2), Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Ilhéus (2), Aurelino Leal (1) e Itabuna (2).

Casa desabando
Casa desaba por causa das chuvas no município de Nova Canaã, uma das regiões castigadas pelos temporais na Bahia - (Foto: redes sociais/reprodução )

O governo federal já repassou R$ 20 milhões para ajudar as cidades destruídas pela força das águas. Segundo João Roma, ministro da Cidadania, foram enviados 90 médicos para as regiões.

Além das mortes e dos prejuízos à infraestrutura das cidades, os temporais destruíram estoques de vacina e medicamentos dos municípios. "Em alguns locais 100% de todo medicamento, de todas as vacinas, foram perdidos, porque algumas secretarias municipais de saúde, os depósitos e os medicamentos ficaram embaixo da água completamente. É o caso da cidade de Jucuruçu e outras localidades", afirmou Rui Costa (PT), governador da Bahia.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) vem sendo criticado nas redes sociais por estar de folga em meio à tragédia na Bahia. Em passeio pela Praia do Forte, em São Francisco do Sul (SC), ele afirmou no fim da tarde de segunda-feira (27) que "espera não ter de retornar antes" do feriado de Réveillon no litoral catarinense.

Com informações do UOL

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.