Descrição de chapéu Coronavírus

Cidades históricas de MG não terão Carnaval em 2022

Decisão foi tomada em reunião com 30 municípios após Belo Horizonte anunciar desistência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Conselheiro Lafaiete (MG)

Em reunião realizada em Ouro Preto (MG) nesta sexta-feira (10), a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais decidiu por unanimidade não promover o Carnaval em 2022.

Fazem parte do grupo 30 municípios mineiros, entre eles, Ouro Preto e Diamantina, que possuem Carnavais tradicionais no estado.

Segundo o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo (PV), a cidade divulgará uma decisão final na próxima quarta (15). No entanto, ele diz que a posição mais ampla é pela não realização da festa popular.

Carnaval de 2014 em Ouro Preto, uma das cidades histórias de Minas Gerais que desistiram da festa do rei Momo em 2022 para evitar aglomerações
Carnaval de 2014 em Ouro Preto, uma das cidades históricas de Minas Gerais que desistiram da festa do rei Momo em 2022 para evitar aglomerações - Divulgação

"O fato de Belo Horizonte não promover o Carnaval nos deixaria numa vulnerabilidade enorme para receber um fluxo tremendo se houvesse Carnaval aqui. Nós estaríamos correndo o risco de causar uma aglomeração insuportável", afirma o prefeito.

Na cidade de Itabirito, na região central de Minas Gerais, foi realizada uma consulta pública e 91% das pessoas que opinaram foram contrárias à realização das festividades. Além disso, segundo a prefeitura, não há tempo hábil para a organização de uma festa da magnitude do Carnaval.

Em Diamantina, a prefeitura pretende realizar outras atividades para receber os turistas no feriado de Carnaval. Estão planejadas atividades esportivas, caminhadas e um passeio ciclístico.

De acordo com a associação, as cidades históricas têm alguns dos Carnavais mais tradicionais de Minas. As festas poderiam atrair um número muito grande de turistas e provocar grandes aglomerações.

"A fim de que os avanços conquistados com a vacinação não tenham sido em vão e não sofram retrocesso, a associação decide, por unanimidade dos votos, orientar aos municípios integrantes pela não realização do Carnaval de 2022", afirmou durante a reunião o presidente da associação, Wirley Rodrigues Reis.

Segundo ele, apesar do cancelamento das festividades, as cidades estarão abertas para os turistas. O objetivo é destacar ações ligadas ao turismo cultural, ecológico e de aventura.

Em Belo Horizonte, a prefeitura afirmou que não promoverá nem incentivará eventos durante o Carnaval. Contudo, serão mantidos os serviços de segurança, saúde, mobilidade e limpeza, respeitando as manifestações espontâneas da população.

"A Prefeitura de Belo Horizonte reconhece o valor do evento para a cidade, dos atores e de toda cadeia produtiva. No entanto, o município segue as orientações do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e, por esta razão, não realizará edital de patrocínio, investimento em estruturas e cadastro de blocos de rua para o Carnaval de 2022", afirma a administração, em nota.

Cidades que participam da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais

  1. Brumadinho

  2. Baependi

  3. Barão de Cocais

  4. Bom Jesus do Amparo

  5. Conceição do Mato Dentro

  6. Caeté

  7. Catas Altas

  8. Cataguases

  9. Congonhas

  10. Campanha

  11. Diamantina

  12. Itabira

  13. Itabirito

  14. Itapecerica

  15. Januária

  16. Lagoa Santa

  17. Mariana

  18. Nova Era

  19. Ouro Branco

  20. Ouro Preto

  21. Paracatu

  22. Pitangui

  23. Prados

  24. Santa Bárbara

  25. Serro

  26. São João del-Rei

  27. São Thomé das Letras

  28. Sabará

  29. Santa Luzia

  30. Tiradentes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.