Descrição de chapéu Natal

Saiba onde ver árvores de Natal gigantes em São Paulo

A maior, de 65 m, fica no parque Villa-Lobos; gestão Nunes promete modelos de 15 m em todas as subprefeituras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O espaço aéreo paulistano continua intacto, mas o Papai Noel que se cuide neste fim de ano para dar conta de desviar das árvores de Natal espalhadas pela cidade. E, para dificultar ainda mais a vida de Rudolph e das demais renas, foi inaugurada nesta sexta-feira (10) a maior de todas, no parque Villa-Lobos.

Com 65 metros de altura, ela ultrapassa em 15 metros a árvore da ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira, na marginal Pinheiros, que recebe pelo segundo ano consecutivo o símbolo natalino.

A maior árvore da capital faz parte da Villa de Natal São Paulo, um espaço de 22 mil m2 que terá também outras atrações, como Casa do Papai Noel, Cabana da Mamãe Noel e pista de patinação.

Foto noturna mostra árvore de Natal feita de luzes azuis ao lado de roda-gigante com iluminação vermelha
Árvore de Natal no Parque Villa-lobos - Ronny Santos/Folhapress

A arquiteta Soraia Carrasco, criadora do empreendimento, se inspirou em países do Hemisfério Norte, como Alemanha, França e EUA, para montar o projeto. "Sempre me despertou a cultura deles em relação ao Natal, com algumas coisas diferentes que a gente não encontrava aqui. Foi daí que surgiu a vontade de pensar uma vila natalina."

O espaço ficará aberto até 6 de janeiro, mas os primeiros dias já estão com os ingressos esgotados –as entradas custam a partir de R$ 30. Os organizadores preveem 150 mil visitantes e moradores de 22 estados já compraram o bilhete para ver o bom velhinho, o que anima Carrasco.

"Natal é um tema mágico, envolve famílias e celebra a vida. Quero que as pessoas que estiverem vindo para a Villa olhem a vida de maneira especial", afirma, entusiasmada.

Assim como a árvore da Villa de Natal, a que está na ponte estaiada também é vista de longe. Com 50 metros de altura, ela foi inaugurada em 27 de novembro e ficará no local até 6 de janeiro.

O símbolo natalino começou a ser montado em outubro e é coberto com as cores verde e vermelho. Dividido em oito camadas, tem vários adereços gigantes pendurados, como bolas, laços e presentes.

Em 2020, em meio aos inúmeros casos e mortes por Covid-19, a ponte na marginal Pinheiros foi um endereço alternativo para a tradicional árvore de Natal do parque Ibirapuera. Neste ano, o espaço também terá o símbolo natalino. Ou melhor, quatro, de diferentes tamanhos.

Duas delas, inclusive, estão entre as maiores árvores natalinas montadas em espaços públicos da cidade, com 17,5 metros e 14 metros. Não que as menores sejam pequenas, já que ostentam brilhos por 11 metros e 9 metros. Elas estão espalhadas nas margens do lago, a fim de evitar aglomerações em meio à pandemia.

A decoração natalina no parque foi inaugurada no início de dezembro, no dia 4, e conta também com projeção holográfica da fonte do lago. A ideia é que sejam simulados animais e objetos e que qualquer um que estiver na margem possa ver os efeitos.

Com 130 anos completados na última quarta (8), a avenida Paulista também tem uma árvore de Natal gigante para chamar de sua. Inaugurada no dia 3, o símbolo de 15 metros fica em frente ao parque Mário Covas, próximo ao Conjunto Nacional.

A decoração natalina engloba ainda oito caixas de presentes grandes equipadas com música e luzes que mudam de acordo com o ritmo das canções. O cartão-postal paulistano também tem uma máquina de neve artificial.

De acordo com a gestão Ricardo Nunes (MDB), árvores de Natal de 15 metros e presépios serão montados em cada uma das 32 subprefeituras. "O Festival de Natal de São Paulo 2021 será um momento de retomada para permitir o reencontro das famílias nos bairros", diz em nota. Papai Noel que se cuide em meio a tanta árvore iluminada espalhada pela capital.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.