Mortes: Liderança popular, defendeu os migrantes nordestinos

Edson Tomaz de Lima foi vereador e deputado estadual em São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com atuação na política, assumindo cargos de vereador e deputado estadual em São Paulo, Edson Tomaz de Lima foi uma liderança popular importante na cidade, atuando em defesa de causas de migrantes nordestinos.

Nascido no sertão da Paraíba em uma família de pequenos agricultores, Edson mudou-se para a capital paulista no fim dos anos 1940. Na cidade, encontrou-se com o irmão mais velho, Fausto Tomaz de Lima, que chegou primeiro. Juntos, eles se tornaram líderes populares.

"Quando os irmãos chegam a São Paulo, percebem o fluxo migratório que, naquele momento, estava se tornando muito intenso", afirma Emerson Tomaz de Lima, filho de Edson.

Homem idoso ao lado de uma mulher sentado na praia
Edson Tomaz de Lima (1930-2022) - Arquivo pessoal

Na época, muitos nordestinos se mudavam para a cidade à procura de uma vida melhor. "Esses irmãos, que já tinham se instalado, viam essas pessoas chegarem aos montes de trem, ônibus e principalmente de pau de arara", afirma Emerson.

Fausto, que era comerciante, e Edson, funcionário público, não mediram esforços para tentar ajudar migrantes que chegavam sem nenhuma estrutura e que começavam a formar vilas em ocupações irregulares e precárias.

Com o apoio de outros comerciantes e de pequenos empresários, os irmãos passaram a oferecer para aquelas pessoas roupa, comida, lugar para morar e, muitas vezes, tentavam arrumar emprego para elas.

"Eles estavam vendo isso desde o início e decidiram ajudar. Ninguém fazia nada por essas pessoas", diz Emerson. "Esse processo se prolongou por um tempo e eles se tornaram líderes comunitários."

Em um momento, eles chegaram a se aliar a políticos da região, mas perceberam que também poderiam ser lideranças.

O pontapé inicial para a atuação na política começou com Fausto, que foi o primeiro a se eleger vereador no fim dos anos 1960. Ele teria, no entanto, seu mandato cassado pelo regime militar. No mesmo período, Edson foi eleito e assumiu a atuação do irmão no apoio aos migrantes.

"Meu pai seguiu essa bandeira política como vereador e deputado estadual duas vezes", afirma Emerson.

No último dia 22, Edson Tomaz de Lima morreu, aos 92 anos, de Covid. Ele deixa dois filhos, Emerson Tomaz de Lima e Edson Tomaz de Lima Filho, e cinco netos.

​​coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.