Descrição de chapéu Alalaô

Escolas de samba barram a Folha em eventos após reportagem na Mangueira

Jornal relatou falhas na cobrança de comprovante de vacinação contra a Covid-19

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Escolas de samba barraram a Folha em eventos de Carnaval após reportagem publicada na madrugada de sábado (26) ter relatado falhas na cobrança do comprovante de vacinação contra a Covid-19 durante baile na quadra da Mangueira.

No mesmo dia, a Viradouro e o Salgueiro proibiram o credenciamento do jornal em eventos em suas quadras durante o feriado.

Apesar de ter suspendido os desfiles das escolas e os blocos na rua, a Prefeitura do Rio de Janeiro liberou a realização de festas privadas, sem limite de participantes. Há basicamente duas regras em vigor: a obrigatoriedade da comprovação de vacinação e o uso de máscaras em espaços fechados.

Na sexta-feira (25) à noite, a reportagem acompanhou o evento na Mangueira, na zona norte da cidade, estando previamente credenciada junto à assessoria de imprensa da escola. Um dos pontos observados pela Folha foi se estavam sendo cumpridas as regras sanitárias em meio à pandemia da Covid-19.

Foliões durante festa fechada de Carnaval na quadra da Mangueira, no Rio de Janeiro - Eduardo Anizelli/Folhapress

A reportagem perguntou a oito pessoas presentes no evento se elas haviam mostrado o comprovante da vacinação para entrar na quadra da escola. Sete disseram que não.

Procurada, a assessoria de imprensa da Mangueira lamentou que o texto tivesse como ângulo o cumprimento das regras estipuladas pela prefeitura.

Disse, também, que o comprovante de vacinação estava, sim, sendo cobrado. "Esta é a determinação da escola", escreveu a assessoria por mensagem.

No sábado (26) à tarde, a Viradouro cancelou o credenciamento da Folha para evento que ocorreria poucas horas depois na quadra da escola. A entrada do jornal havia sido acertada no dia anterior.

"Lamento muito, mas a Viradouro está descredenciando a equipe de vocês para o evento na quadra da escola na noite deste sábado. Grata pela compreensão", escreveu a assessoria por email, sem justificar a decisão.

Cerca de uma hora depois, a assessoria do Salgueiro também comunicou que a Folha não poderá acompanhar o evento na quadra da escola na terça-feira (1º).

No dia anterior, pelo telefone, haviam perguntado se a intenção era escrever uma reportagem sobre a Covid-19 e as festas durante o Carnaval. Depois, por email, a assessoria escreveu que a repórter não havia conseguido explicar qual seria o foco da reportagem.

A entrada da Folha também não foi permitida no evento CarnaRildy, que acontecerá neste domingo (27) no Riocentro, com apresentações de Silva, Anitta e outros. A assessoria disse que não poderia credenciar o jornal por motivos de lotação.

Colaborou Matheus Rocha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.