Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Carros por aplicativo: confira dicas de segurança e recursos oferecidos pelas plataformas

Ferramentas disponibilizadas pelos apps podem ser acionadas caso o passageiro se sinta em perigo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O uso de carros por aplicativo se tornou parte do dia a dia dos brasileiros. No entanto, muitas pessoas desconhecem os recursos de segurança que essas plataformas colocam à disposição de seus usuários. Alguns comportamentos simples, que muitas vezes são esquecidos, também podem ajudar a aumentar a segurança do passageiro.

O Defesa do Cidadão ouviu especialistas e levantou uma lista com os recursos de segurança das principais plataformas em funcionamento no país.

Os primeiros cuidados já devem começar a serem tomados no momento em que um motorista aceita sua solicitação de corrida.

Homem careca e de fones de ouvido entrando em um carro branco
Especialistas alertam que passageiros devem seguir protocolos de segurança e tomar ciência dos recursos de segurança disponíveis nos aplicativos - Nelson Almeida - 10.fev.2022/AFP

"O passageiro deve tomar cuidado, ver a nota do motorista, se ele é bem avaliado no aplicativo ou não, se há comentários negativos sobre ele", afirma Rafael Alcadipani, professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e membro do Fórum de Segurança Pública.

Outro ponto ao qual a pessoa deve ficar atenta é o local no qual ficará aguardando a chegada do carro. Os especialistas aconselham, por exemplo, que o cidadão evite ficar parado consultando o celular distraidamente em local público para evitar assaltos.

"O passageiro também deve sempre buscar um local seguro para o embarque, dando preferência para pontos em que seja permitido estacionamento ou embarque", diz Renato Campestrini, advogado especialista em trânsito, mobilidade e segurança.

Quando o carro chegar, o usuário deve verificar se o modelo, a cor e a placa do carro batem com a descrição do aplicativo, assim como a fisionomia do motorista, caso a plataforma disponibilize foto do condutor.

Ao entrar no carro, não se identifique imediatamente ou diga o nome do motorista que consta no app. Dê preferência para perguntar a ele "qual o seu nome?" ou "qual o nome do passageiro que você veio buscar?".

Além do uso obrigatório do cinto de segurança, os especialistas e os aplicativos alertam para melhor posicionamento dentro do veículo.

"O ideal é se sentar atrás do banco do motorista. Assim, ele não terá visão completa do corpo do passageiro. Isso pode inibir ou dificultar casos de assédio sexual, por exemplo", diz Alcadipani.

Campestrini complementa dizendo que sentar-se atrás do banco do condutor também pode ser mais seguro em casos de acidentes.

"Acaba sendo mais adequado porque, numa eventual colisão, o instinto de sobrevivência do motorista vai fazer com que ele tente preservar o lado em que ele está sentado. Então, em tese, é uma posição mais segura".

Além disso, existem disponíveis nos aplicativos ferramentas específicas voltadas para garantir a segurança dos passageiros.

As duas principais plataformas do setor no país, Uber e 99, possuem recursos como:

  • opção de compartilhamento da viagem em tempo real com pessoas de confiança;
  • possibilidade de gravação do áudio da viagem diretamente no aplicativo, que, se necessário, poderá ser compartilhada com autoridades para auxiliar em investigações;
  • atalho que permite ligação de emergência para a polícia diretamente do aplicativo (informações da corrida e localização do veículo são disponibilizadas na tela durante a ligação para facilitar a comunicação com as autoridades);
  • serviço de monitoramento de rota que detecta se ocorrerem mudanças bruscas de trajeto ou paradas longas e envia notificação ao usuário com informações sobre as ferramentas de segurança disponíveis;
  • centrais de atendimento específicas para relato de problemas relacionados à segurança.

Além disso, há ainda outros recursos oferecidos pelos dois aplicativos.

A Uber, por exemplo, possui a opção que permite que o passageiro ative o recurso U-Código. Com ele ativado, toda vez que o usuário solicitar uma corrida, aparecerá em sua tela um código de segurança que deverá ser fornecido ao motorista para que a viagem seja iniciada.

Na 99, o passageiro pode optar por utilizar a "função bloquear" caso deseje evitar que aquele motorista aceite sua solicitação em corridas futuras. Este recurso, que evita novos encontros, também está disponível para os motoristas parceiros da plataforma.

Os recursos podem ser facilmente ativados nas abas de segurança e configuração dos aplicativos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.