Descrição de chapéu Obituário Neusa Figueiredo Mei (1926 - 2022)

Mortes: Dona de um otimismo contagiante, tinha mais de 100 plantas

Neusa Figueiredo Mei compartilhava seus conhecimentos sobre ervas medicinais para ajudar as pessoas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Para a professora Neusa Figueiredo Mei, as plantas que amava guardavam um poder medicinal. Em Nuporanga (a 373 km de São Paulo), onde morou grande parte da vida, ela compartilhava seu conhecimento para ajudar a população.

A aposentada Maria José Figueiredo Mei, 69, acredita que sua mãe tinha mais de 100 espécies de plantas no quintal de casa. "Era desejo de minha mãe que as faculdades ensinassem as pessoas a usarem as ervas com fins medicinais."

Aos 80 anos, Neusa começou a reunir suas experiências com as plantas por incentivo da sobrinha Ana Cláudia. Doze anos depois, ela lançou o livro "As plantas do nosso quintal".

Neusa Figueiredo Mei (1926-2022)
Neusa Figueiredo Mei (1926-2022) - Arquivo pessoal

Neusa nasceu na fazenda Rio Verde, em Guará (a 400 km de São Paulo). Estudou no internato Colégio Sagrado Coração de Jesus em Jardinópolis, também no interior paulista, e formou-se normalista, o que permitiu que ela desse aulas no antigo primário (atualmente a primeira parte do ensino fundamental).

Neusa deu aulas por muitos anos, estudou pedagogia e virou professora de artes.

"Ela foi a primeira professora de jardim da infância de Nuporanga e no Grupo Escolar Maria Carolina de Lima montou uma das primeiras classes adaptadas para jardim da infância, com prédio arejado e amplo, cadeiras, pias e banheiros apropriados a crianças. Até piscina havia no local", conta a filha.

A especialista em plantas também dominava as técnicas de tricô, crochê e outros trabalhos manuais.

Quem a conheceu diz que ela tinha um otimismo contagiante e muita vontade de aprender. Lia jornais diariamente, estava sempre por dentro das novidades e se comunicava com familiares e amigos pelo WhatsApp.

"Ela foi uma mulher que conquistou tudo o que queria, mas na humildade, respeito e amor. Quando não em palavras, transformava seu amor na comida, que gostava de fazer, ou na planta que adorava. A conversa com ela me ajudava a enfrentar as dificuldades. Ela dizia que a vida era curta demais", conta a amiga Mariluce de Souza Silva, 41.

Neusa Figueiredo Mei morreu dia 24 de maio, aos 95 anos, após sofrer um infarto. Viúva de José Mei Filho, com quem se casou em 1947, deixa quatro filhos, sete netos e três bisnetas.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.