Descrição de chapéu Obituário Mario Maia Bracco (1960 - 2022)

Mortes: Fã de aventuras, teve a medicina como missão

Mario Maia Bracco não cobrava por atendimentos e estava sempre com sua bike

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A paixão pela medicina e pelo ciclismo marcou a vida do pediatra Mario Maia Bracco.

Formado pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Sorocaba, com mestrado pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado na Unifesp, Mario encarava a medicina como missão e não cobrava pelos atendimentos. Para ganhar dinheiro, realizava pesquisas científicas e consultorias.

O primeiro emprego foi no Centro Assistencial Cruz de Malta, no qual permaneceu por 25 anos. No local, estruturou o serviço de atendimento das comunidades do Jabaquara (zona sul da capital paulista).

Mario Maia Bracco (1960-2022)
Mario Maia Bracco (1960-2022) - Arquivo pessoal

Pela entidade, também visitava a casa das pessoas, e sempre deixava uma palavra positiva.

"Ele tinha um dom especial com os menos favorecidos e uma predileção por eles. Foi isso que me conquistou", diz a jornalista Ludmila Bernardo, 58, sua mulher.

Ele desenvolveu um projeto de erradicação da anemia das crianças ribeirinhas do rio Amazonas e ganhou um prêmio pelo feito. Em seu currículo ainda constam passagens como professor na Unisa, pesquisador no Cejam (Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim) e médico de programas governamentais no Hospital Israelita Albert Einstein.

Nos últimos anos, estudou doenças crônicas para gerenciar a saúde dos pais e dos sogros. Na pandemia da Covid-19, cuidou da família, dos amigos, dos empregados do condomínio onde morava e dos funcionários da padaria que ia com frequência.

Desapegado de bens materiais, valorizava a saúde, a família, os amigos, a simplicidade e a natureza. Esportista e fã de aventuras, era querido em qualquer roda e uma pessoa de muita fé. A bike o acompanhava diariamente, seja como meio de transporte, seja como parceira nas viagens e trilhas.

Ao lado de Ludmila, gostava de viajar de carro pela América Latina. O casal se conheceu em 1999 e se casou dois anos depois, com direito a três festas.

Mario morreu dia 11 de junho, aos 62 anos, enquanto fazia uma trilha na Serra do Japi, de bike. Sentiu-se mal, desmaiou e não acordou mais.

Ele deixa a esposa Ludmila, os filhos Eduardo e Renata, a nora Alexandra, os pais Attilio e Dayse, os irmãos Attilio e Silvia, os cunhados Giba e Mari, sobrinhos e um neto a caminho.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.